A Associação Amigos do Autista Brasil (AMA Brasil) liderará uma jornada única e inclusiva, em parceria com empresas engajadas na conscientização sobre o autismo, para celebrar o mês de conscientização sobre o autismo de forma disruptiva e inesquecível.
Empresas como Trebeschi e Marilan, as duas primeiras empresas nacionais a conquistar a certificação de Selo Amigo do Autista da AMA Brasil, se unem a essa iniciativa, juntamente com Jandaia, Coco Bambu, Iguatemi Bosque, Livraria Leitura Iguatemi, Pomar e Casa de Vovó Dedé.
A celebração terá início com uma visita à indústria de sucos Jandaia, em Pacajus, no período da manhã, às 09h30. Vinte e cinco crianças autistas da região Norte do Ceará, acompanhadas por suas mães, uma equipe multidisciplinar e equipe de apoio, participarão desta experiência sensorial. A jornada continuará no Iguatemi Bosque, às 11h30, com uma programação especial.
No decorrer do século XX, o entendimento sobre o autismo passou por uma transformação notável. Desde sua associação inicial à esquizofrenia até o reconhecimento como um Transtorno do Espectro Autista (TEA), a jornada foi marcada por mudanças significativas. A designação do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo em abril de 2007 pela ONU foi um marco crucial para aumentar o diálogo e a compreensão desse tema.
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Com base nos dados do CDC dos EUA, estima-se que 1 em cada 36 pessoas esteja no espectro do autismo, o que equivale a aproximadamente 6 milhões de pessoas com TEA no Brasil. Diante dessa realidade, os neurodivergentes e suas famílias representam uma parcela substancial da sociedade, demandando maior atenção e inclusão.
A promoção de eventos sobre a pauta do autismo desempenha um papel crucial, educando o público, reduzindo o estigma e promovendo uma cultura de aceitação e inclusão. No entanto, a inclusão não deve se limitar aos eventos. Se cada vez mais, a sociedade está valorizando a inclusão e a diversidade, o mundo corporativo, que tem como foco principal os clientes, precisa se alinhar ao que a sociedade valoriza atualmente, como, por exemplo, serem empresas mais inclusivas e acessíveis. Clientes são, antes de tudo, pessoas, e é crucial considerar as necessidades
e experiências de TODOS os clientes, incluindo aqueles que são autistas.
A AMA Brasil surge como ponte entre o mundo corporativo e os clientes autistas, preparando as empresas com conhecimento e experiências práticas para acolher clientes autistas com empatia. Os trabalhos da AMA Brasil se destacam por proporcionar Experiências Sensoriais Disruptivas, que são experiências práticas, onde as interações elas não precisam ser exclusivamente direcionadas aos autistas mas sim, envolvendo os autistas com toda a sociedade, para promover compreensão, apoio e respeito às suas necessidades e experiências. “Nós promovemos essas Experiências Disruptivas a fim de provar para a sociedade que os neurodivergentes são capazes de ser inseridos em diversos aspectos da vida cotidiana. No entanto, isso exige mais sensibilidade dos fornecedores de todos os segmentos para reconhecer o valor que eles têm como clientes”, afirma Milton Andrade, presidente da AMA Brasil.
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