O exército da Rússia já está em Kiev, capital da Ucrânia, segundo afirmou o Ministério da Defesa do país que passou a ser atacado pelas forças russas desde a madrugada dessa quinta-feira (24/02). Os militares tomaram o aeroporto da capital e estão avançando para assumir o controle da cidade, que possui 3 milhões de habitantes.
Segundo informou o jornal New York Times, os militares entraram na capital pelo distrito de Obolon, que fica a poucos quilômetros do centro de Kiev.
O Ministério da Defesa ucraniano recomendou que a população se proteja em locais fechados e recomendou por uma rede social que os moradores devem “preparar coquetéis molotov” para deter os invasores.
Já as autoridades municipais recomendam que os moradores evitem operações militares em Obolon.
Numa outra frente, militares russos preparam em Belarus para invadir Kiev. Segundo a chefia de gabinete das Forças Armadas da Ucrânia, os russos estão usando um campo de pouso no país que fica na fronteira ao norte para reunir tropas e atacar a capital ucraniana.
O plano original seria usar o aeroporto de Hostomel, perto de Kiev, mas esse ponto teria ficado muito danificado durante a batalha, segundo o militar.
>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ<<<<<
“Para intimidar a população da Ucrânia, o inimigo está escolhendo destruir a infraestrutura civil e de habitação”, afirmou a chefia de gabinete em um texto em uma rede social.
De acordo com ele, as tropas russas avançam em direção a Kiev vindos de diversos pontos, e que as forças ucranianas lutam na periferia da cidade de Mariupol, no sul do país, e de Kharkiv, no extremo leste.
A resistência conseguiu derrubar um avião militar russo. Os destroços caíram num bairro residencial de Kiev causando um incêndio.
Fontes informaram que durante a madrugada dessa sexta-feira, a capital foi atacada por mísseis. A Rússia negou o ataque com mísseis, segundo agências de notícias russas que citaram fontes do Ministério da Defesa.
Leia também | Otan reage afirmando que Rússia pagará um preço muito alto por invasão
A invasão russa ocorre por terra, ar e mar. O Ministério de Defesa da Rússia informou nesta sexta-feira (25/02) que as forças russas capturaram a ilha de Zmiinyi, no Mar Negro, e que 82 soldados ucranianos se renderam.
Segundo autoridades ucranianas, havia 13 guardas de fronteira na ilha que foram mortos por disparos feitos de um navio de guerra russo.
Leia também | Ônibus do Bahia é atingido por bomba a caminho da Arena Fonte Nova