A EDP, empresa que atua em toda a cadeia do setor elétrico brasileiro, teve novamente suas boas práticas de governança reconhecidas ao receber a recomendação para a recertificação pela Norma ISO 37001 referente ao Sistema de Gestão Antissuborno.
O processo durou cerca de seis meses, passando pelas etapas de assessment, com diagnóstico do programa de compliance e diagnóstico de conformidade; auditoria interna, com a fase documental, análise de requisitos e sistemas; e, por fim, a auditoria externa. No total, cerca de 26 pessoas de diversas áreas da empresa foram entrevistadas e 18 processos auditados. A certificação tem validade de três anos, com manutenções anuais. A auditoria destacou algumas melhorias apresentadas pela companhia ao longo de 2022, como a maturidade do sistema de gestão antissuborno, as ações de comunicação interna e a gestão sobre as empresas controladas. Além disso, não houve inconformidade com as recomendações de melhoria.
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“A estratégia de negócio da EDP tem como base os pilares ESG, ou seja, a governança é um requisito fundamental para a nossa atuação e para continuarmos crescendo com ética e sustentabilidade. A recertificação pela ISO 37001 reforça a nossa cultura interna de prevenção e combate a qualquer forma de corrupção, e reafirma à sociedade a nossa transparência, aliada uma cultura de Integridade que vem sendo cada vez mais impulsionada pela administração da empresa”, destaca Fábio Loreti, diretor de Compliance e Controles Internos da EDP no Brasil.
A ISO 37001 foi estruturada para o estabelecimento, implementação, manutenção, análise crítica e melhoria de um sistema de gestão antissuborno. A estrutura do sistema indica ferramentas e procedimentos que podem proteger a companhia contra os atos ilegais.
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Presente há mais de 25 anos no país, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. Com mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, a Companhia tem negócios em Geração, Transmissão e Soluções em Serviços de Energia voltados ao mercado B2B, como geração solar, mobilidade elétrica e mercado livre de energia. Em Distribuição, atende cerca de 3,6 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. Em 2021 foi eleita pelo segundo ano consecutivo a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em ESG, ocupando, em 2021 e 2022, o primeiro lugar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, no qual figura há 17 anos.
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