Durante solenidade de abertura dos trabalhos na Câmara Municipal de Fortaleza, nesta terça-feira (01/02), o prefeito de Fortaleza, José Sarto, destacou ações de desenvolvimento da Cidade que terão foco em 2022, contemplando diversas áreas como urbanização, transporte, modernização, educação, esporte e lazer. Segundo Sarto, o Município tem previsão do maior investimento projetado na história da Cidade, na ordem de R$ 1,2 bilhão.
“É o maior investimento nominal da história política de Fortaleza. Isso, em meio à pandemia, crise econômica e queda de receita. 2022 será um ano de realizações, de muitas entregas. Obras nas mais diversas áreas que vão continuar modernizando a nossa cidade, proporcionando dignidade e levando desenvolvimento para nossa gente. São areninhas, terminais de ônibus, urbanização de áreas precárias, obras de saneamento básico, escolas, centros de educação infantil. Ao todo, temos 151 grandes obras em execução”, declarou o prefeito.
Entre as ações já em fase final de execução, Sarto destacou a reforma do Estádio Presidente Vargas, que recebeu novo gramado e melhorias na estrutura. Segundo o prefeito, o objetivo é contar com o estádio para as competições nacionais deste ano, ainda no primeiro semestre. Também ressaltou a entrega do Cuca do Pici, que se encontra em fase de ajustes finais, e atenderá sete mil jovens por mês. E as obras da feirinha da Beira-Mar.
“Estamos trabalhando firmemente para entregar esse espaço até abril, garantindo melhores condições aos permissionários, que poderão trabalhar também durante o dia. Além de incentivar o empreendedorismo, com esse equipamento, fortalezenses e turistas terão uma nova experiência de compra, usufruindo dos produtos da nossa terra com mais ordenamento e muito mais conforto”, disse o prefeito.
O prefeito também salientou a importância das obras em toda a orla de Fortaleza, desde a ponte da Barra do Ceará, passando pela avenida Beira-Mar, Vila do Mar, Praia de Iracema, até a Sabiaguaba. “Essas obras vão transformar a Cidade de Fortaleza na orla mais bonita do Brasil”, projetou.
Atualmente, Fortaleza tem em curso 30 obras de urbanização, saneamento e infraestrutura. Mais de 900 ruas, antes em condições sanitárias insalubres e sem nenhuma acessibilidade, recebem agora saneamento e pavimentação, promovendo uma revolução nos bairros mais pobres da Cidade. As obras também proporcionam mais saúde, segurança, acessibilidade e melhoram a autoestima dos moradores, construindo o combate à desigualdade social.
“As obras são para as pessoas. A gente fala muito em cifras e em prazos, em percentual de execução das obras. E tem de ser assim na administração pública, devemos e precisamos prestar contas. Porém, eu quero também chamar atenção para o impacto que cada intervenção dessa da Prefeitura traz para a vida das pessoas. Principalmente das famílias da periferia, que estão nas áreas mais precárias, que são mais carentes e que precisam mais do poder público. A escola, o posto de saúde, a rua pavimentada para pegar o ônibus mais perto de casa, a casa para morar, a praça para se divertir”, enfatizou Sarto.
>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<<<
O prefeito também afirmou que a entrega do Parque Rachel de Queiroz, novo equipamento arborizado de lazer e atividades físicas ao ar livre, será realizada nos próximos dias.
“Quem mora no São Gerardo, no Pici, no Presidente Kennedy e em outros bairros dali do entorno sabe como essa demanda é histórica. Urbanizamos, instalamos iluminação, construímos quadras esportivas, areninha, pista de caminhada, calçadão, anfiteatro. O equipamento está lindo e vai proporcionar lazer e atividade física às famílias. Tudo isso associado à preservação ambiental, arborização e paisagismo”, reforçou.
Incluindo a preservação do meio ambiente nas prioridades da gestão, Sarto anunciou um investimento histórico em sustentabilidade, com o lançamento de um programa para implantar 30 microparques na Capital, transformando espaços degradados em pequenos parques urbanos. De acordo com o prefeito, já há uma licitação em curso.
“Lançaremos o maior programa já visto em nossa Fortaleza, já temos os recursos garantidos para tornar nossa Cidade referência nessa área. Temos uma licitação em curso para implantar 30 microparques na Capital, assegurando mais áreas verdes à nossa gente. Vamos expandir essa iniciativa e alcançar diversos bairros. Nossa ideia é oferecer atividades educativas nesses locais, envolvendo as famílias e especialmente nossas crianças, plantando hoje para colher no futuro uma geração mais consciente, uma Fortaleza mais verde e sustentável”, frisou.
Quando se trata de inovação, o prefeito ressalta que Fortaleza se tornou referência nos últimos anos, e, portanto, a gestão continuará reforçando o vanguardismo da Cidade. Sarto deu como exemplo o Programa Juventude Digital, com intuito de levar Fortaleza ao destaque na economia digital do Nordeste, sendo ainda um dos cinco maiores polos de inovação do Brasil.
“Para isso, em 2022, vamos consolidar o Juventude Digital como o maior programa de educação digital do país, com a capacitação de 12.500 jovens por ano, com foco na geração de oportunidades, emprego e renda. Os cursos gratuitos serão distribuídos nos eixos ensino fundamental, para estudantes do 9º ano; mercado, voltado para a empregabilidade dos jovens; games, com cursos direcionados para a área de jogos digitais; e vamos criar o eixo de startups. O Juventude Digital é uma política pública permanente desde o ano passado e capacitou mais de três mil jovens de Fortaleza em 2021”, esclareceu Sarto.
Leia também | Desabamento em obra do metrô de São Paulo causa inundação de túnel e interdita Marginal Tietê
Quanto ao plano de ações para atendimento de pacientes com síndromes gripais em 2022, o prefeito destacou a ampliação da assistência nos postos de saúde da Capital, a disponibilização de leitos exclusivos de internação para pacientes com síndrome gripal, e a aquisição de testes para detecção da covid-19, além da contratando profissionais da saúde.
O município de Fortaleza tem hoje 323 leitos destinados a atendimento de síndromes gripais e Covid-19, podendo mais do que dobrar a capacidade. Ainda podem ser disponibilizados 380 leitos, sendo 90 de observação, 270 de enfermaria, 10 com suporte ventilatório e 10 de UTI.
Ainda na área da Saúde, será implantado um centro de distribuição para otimizar a logística da assistência farmacêutica, e haverá ampliação, reestruturação e fortalecimento dos equipamentos de saúde mental e consultórios odontológicos.
As ações prioritárias na Educação, para além da manutenção dos cuidados de enfrentamento à Covid-19, serão focadas na ampliação do parque escolar, reforma de escolas e entrega de novas quadras poliesportivas, assegurando a continuidade dos avanços notáveis conquistados nos últimos anos.
Nesta segunda-feira (31/01), o prefeito José Sarto enviou mensagem à Câmara Municipal autorizando reajuste do piso salarial dos professores, ao todo, em 33.24%, conforme o reajuste do piso definido pelo Governo Federal. Em 2021, a Prefeitura já havia anunciado reajuste de 11% para todo o funcionalismo público, e com a definição do aumento de 33,24% para os profissionais do magistério, a diferença de 22,24% passará a constar na folha de pagamento a partir do mês de março, incluindo valores retroativos a janeiro.
“É a primeira Capital do país a pagar os 22,24% de uma só vez. Graças à saúde financeira da Prefeitura, podemos fazer esse reajuste dessa forma. Esse aumento de 33,24% significa mais R$ 421 milhões investidos na Educação de Fortaleza. Agradeço aos professores e professoras que fazem da educação de Fortaleza, hoje, a terceira do Brasil, e a mais inclusiva do Nordeste”, salientou Sarto
Leia também | Mudanças no ensino médio começam a ser implementadas em escolas públicas e particulares
Durante a solenidade, Sarto anunciou, ainda, o lançamento de um plano emergencial voltado à população em situação de rua.
“O desemprego e o empobrecimento da população nos últimos anos levaram muitas pessoas para a situação de rua. Realizamos um censo recentemente e diagnosticamos o crescimento deste problema, por isso, vamos lançar nos próximos dias um plano emergencial para assistir a população em situação de rua, ampliando os pontos e as equipes que atendem esse público, com mais oferta de alimentação e de abrigos”, informou.
Visando à aceleração da recuperação da economia e ao estímulo do ambiente de negócios, a gestão municipal desenvolverá ações voltadas para restabelecer a capacidade de crédito das famílias, desburocratizar e dinamizar as atividades econômicas.
Junto às políticas de capacitação e formação profissional, a Prefeitura realizará um conjunto de estímulos para o surgimento de novos pequenos negócios. Para tanto, as iniciativas de inovação e as políticas de microcrédito continuarão sendo direcionadas, prioritariamente, às famílias de baixa renda.
“Hoje, solenemente reitero os sentimentos de estima e consideração por todos os eminentes membros desta Câmara Municipal. Essa relação respeitosa e propositiva com o poder legislativo é fundamental para superar os desafios, diminuir as desigualdades socioeconômicas e elevar a qualidade de vida dos fortalezenses”, finalizou o prefeito.
Leia também | O que fazer para diminuir o risco de incêndio em automóveis