O prefeito José Sarto anunciou, durante live realizada nas redes sociais nesta terça-feira (28/03), que a Prefeitura de Fortaleza está trabalhando em um novo programa para startups criarem soluções para os problemas da cidade. A ideia é desburocratizar o processo de editais de chamamento e criar um ambiente de diálogo e intercâmbio entre o poder público e as empresas.
O programa ainda está em fase de planejamento e, em breve, o projeto de lei deverá ser enviado à Câmara Municipal. De acordo com Sarto, nas próximas semanas, a gestão apresentará a ideia ao setor produtivo, para coletar críticas e contribuições. Ele citou como exemplo o problema de roubo de fios e cabos, que causam transtorno apagando semáforos e iluminação pública.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Segundo o prefeito, esse é um problema de segurança pública, mas a gestão quer apresentar esse debate para a iniciativa privada, engajando startups para encontrarem uma solução criativa, propondo ações que podem ser executadas no âmbito do Município.
A estratégia vem para reforçar o bom momento econômico da Capital, que é o maior PIB do Nordeste pelo terceiro ano consecutivo. Como destacou o prefeito, “há poucos dias, fomos informados pelo Ministério da Fazenda que, no ano passado, batemos nosso recorde de criação de empresas. Somente em 2022, foram mais 55 mil novas empresas fundadas em Fortaleza. Nesse sentido, nós estamos trabalhando num projeto para incentivar as startups”.
“Nós temos, por exemplo, um problema de roubo de fios e cabos de cobre, que causam transtornos em toda a cidade. Esse é um problema de segurança pública, mas é um exemplo de problema em que podemos engajar startups para encontrar uma solução criativa, para propor ações que possamos executar no âmbito do Município”, complementou o prefeito.
Durante a live, Sarto também relembrou outras políticas de incentivo econômico implementadas durante a gestão, como os programas Nossas Guerreiras, o Fortaleza Capacita e o Fortaleza + Futuro. Atualmente, Fortaleza é a cidade que mais qualifica pessoas no Brasil, promovendo emprego, renda e empreendedorismo.
O prefeito comentou ainda sobre as leis de incentivos fiscais, que melhoraram o ambiente de negócios na cidade. Um destaque é a lei de incentivos fiscais para o setor da Tecnologia da Informação, sancionada em novembro passado. Durante a live, Sarto também realizou um balanço das ações da gestão municipal, que já cumpriu 64% das metas do plano de governo.
Leia também | Teto do crédito consignado do INSS sobe para 1,97% ao mês