

Coritiba conquista terceiro título e lidera acesso para 2026 | Foto: JP Pacheco/Coritiba
23 de novembro de 2025 – A 38ª e última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, disputada na noite deste domingo, definiu os últimos clubes a garantirem vaga na Série A de 2026. Já campeão antecipado, o Coritiba confirmou a boa fase ao vencer o Amazonas por 2 a 1, em Manaus, chegando a 68 pontos e consolidando o tricampeonato — recorde na competição.
O Coxa terá companhia de Athletico, Chapecoense e Remo na elite do futebol brasileiro. O Athletico retornará à Série A apenas um ano após o rebaixamento, enquanto a Chapecoense volta após três temporadas fora. O Remo, por sua vez, encerra um jejum histórico e retorna à primeira divisão depois de 31 anos.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O Athletico confirmou a vaga ao vencer o América-MG por 1 a 0, na Arena da Baixada, somando 65 pontos e garantindo o vice-campeonato. O gol do acesso foi marcado pelo jovem João Cruz, revelado na base rubro-negra.
A Chapecoense também assegurou sua volta à elite com vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-GO, na Arena Condá, com gol de Walter Clar em cobrança de pênalti. Já o Remo venceu o Goiás por 3 a 1, de virada, no Mangueirão. Pedro Rocha e João Pedro (duas vezes) garantiram o triunfo que colocou o Leão Azul novamente na Série A.
O Goiás, que chegou a liderar a competição, terminou com 61 pontos e sem o acesso. O Criciúma também ficou pelo caminho após perder para o Cuiabá por 1 a 0 na Arena Pantanal.
Três rebaixamentos já haviam sido confirmados: Paysandu, Amazonas e Volta Redonda. A Ferroviária foi o último clube a cair após perder por 2 a 1 para o Operário-PR, em Ponta Grossa. Com o empate diante do Avaí, o Botafogo-SP escapou da queda, assim como o Athletic, que venceu o Paysandu por 2 a 1.
A Série C de 2026 contará com quatro novos clubes vindos da elite da terceira divisão: Ponte Preta (campeã), Náutico, Londrina e São Bernardo, que substituem os rebaixados.
Leia também | Abel Ferreira admite fim da disputa pelo título e diz que Brasileirão 2025 “está entregue”
Tags: Série B, Campeonato Brasileiro, Coritiba, Athletico, Chapecoense, Remo, acesso Série A, rebaixados Série C, Ferroviária, Paysandu, Amazonas, Volta Redonda, Goiás, Criciúma, Série B 2025, futebol brasileiro, classificação Série B, rodada final, Mangueirão, Arena da Baixada, Arena Condá, Operário-PR, Athletic, Botafogo-SP, Ponte Preta, Náutico, Londrina, São Bernardo