

Joia vascaína confirma boa fase e mantém equipe em ascensão no campeonato | Foto: Ricardo Moraes/Reuters
21 de outubro de 2025 — O Vasco da Gama venceu o Fluminense por 2 a 0 no Clássico dos Gigantes, disputado nesta segunda-feira (20) no Maracanã, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O destaque da partida foi mais uma vez Rayan, atacante de apenas 19 anos, que abriu o placar e foi decisivo na vitória cruzmaltina.
Revelado nas categorias de base do clube, o jovem vem sendo o nome do Vasco nas últimas rodadas. Com o gol marcado no clássico, Rayan chegou a seis gols nos últimos seis jogos — incluindo dois na vitória por 4 a 3 sobre o Vitória e outro no triunfo por 2 a 1 diante do Fortaleza. Ao todo, o atacante soma 11 gols no Brasileirão e 16 na temporada.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Com a vitória, o Vasco chegou aos 39 pontos e subiu para a oitava colocação, ultrapassando o São Paulo. O time comandado por Fernando Diniz tem agora a terceira melhor campanha do segundo turno, com 20 pontos, atrás apenas de Palmeiras (22) e Flamengo (21).
Já o Fluminense, com 41 pontos, permanece em sétimo lugar e desperdiçou a oportunidade de encostar no Bahia, sexto colocado e último dentro da zona de classificação para a próxima edição da Libertadores.
Apesar de o Fluminense ter pressionado em boa parte do primeiro tempo, foi o Vasco quem abriu o placar. Aos 38 minutos, após roubar a bola no campo ofensivo, Rayan recebeu de Paulo Henrique, girou e finalizou com desvio em Hércules, tirando qualquer chance de defesa do goleiro Fábio.
No segundo tempo, logo aos cinco minutos, o jovem atacante arriscou de fora da área e obrigou o goleiro tricolor a espalmar. No rebote, Andrés Gómez tentou aproveitar, mas Fábio defendeu novamente. Na sobra, Nuno Moreira completou para o gol vazio, definindo o 2 a 0 para o Vasco no Maracanã.
Na outra partida da noite, o Juventude superou o Red Bull Bragantino por 1 a 0, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. O gol foi marcado pelo volante Peixoto, garantindo três pontos importantes para os gaúchos, que chegaram a 26 e seguem na 18ª posição, dentro da zona de rebaixamento. O Bragantino, com 36 pontos, permanece em décimo lugar.
Tags: Vasco, Fluminense, Rayan, Fernando Diniz, Campeonato Brasileiro, Brasileirão 2025, Clássico dos Gigantes, Maracanã, futebol carioca, Nuno Moreira, Andrés Gómez, Fábio, Paulo Henrique, Hércules, Juventude, Red Bull Bragantino, Peixoto, zona de rebaixamento, libertadores, Portal Terra da Luz, esportes, futebol brasileiro, Vasco da Gama