A primeira decisão foi referente ao jogo entre Fortaleza e Atlético Goianiense, marcado para este sábado (2/10), na Arena Castelão. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) emitiu parecer com autorização para a realização do evento teste com presença de torcedores, limitada a 10% da capacidade do estádio.
Todas as adequações solicitadas pela Sesa no protocolo apresentado pelo clube e pela Federação Cearense de Futebol (FCF) foram cumpridas. Na quinta-feira (30/11), o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) retificou o ofício anterior, comunicando que acataria a decisão técnica da Sesa para a realização da partida com público.
Aos participantes, fica a obrigação de comprovar junto ao realizador do evento (Fortaleza Esporte Clube) o esquema vacinal completo (duas doses ou dose única), assim como o uso de máscaras e distanciamento social. Somente estão autorizados a acessar o evento sem imunização completa os jogadores, comissões técnicas e profissionais de imprensa, que deverão comprovar a aplicação da primeira dose e estar testados com antígeno ou RT-PCR negativo em prazo máximo de 48 horas antes do evento.
Oficialmente, Arena Castelão tem capacidade para 63.903 torcedores, portanto, apenas 6.390 torcedores, que seguirem todos os protocolos sanitários de enfrentamento à covid-19, poderão comprar ingressos para o primeiro jogo de futebol no Estado do Ceará, desde o início da pandemia de Covid-19, em março de 2020.
Na manhã desta sexta-feira, 1º de outubro, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) emitiu um segundo parecer com autorização para a realização do evento-teste com Ceará Sporting Club e Sport Club Internacional, a ser realizado na próxima quarta-feira (6/10), também na Arena Castelão, com presença de torcedores, da mesma forma, limitada a 10% da capacidade do estádio.
A proposta de protocolo de evento-teste apresentada pelo clube e pela Federação Cearense de Futebol foi ajustada e as exigências foram cumpridas.
A Sesa ressalta que torcedores e profissionais envolvidos têm a obrigação de comprovar, junto ao realizador do evento (Ceará Sporting Club), o esquema vacinal completo (duas doses ou dose única), assim como de usar máscaras e respeitar o distanciamento social. Somente estão autorizados a acessar o evento sem imunização completa jogadores, comissões técnicas e profissionais de imprensa, que deverão comprovar a aplicação da primeira dose, além de teste de antígeno ou RT-PCR com resultado negativo em prazo máximo de 48 horas de antecedência.
Leia também | Pelé deixa hospital em São Paulo após um mês internado para retirada de tumor no cólon