Os jogos da Série A do Campeonato Brasileiro voltarão ter público no próximo fim de semana, a partir da 23ª rodada. A decisão foi aprovada, nesta terça-feira (28/9) pelo Conselho Técnico da Série A da competição. Em nota divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o percentual de ingressos a serem vendidos aos torcedores seguirá a determinação dos órgãos sanitários locais.
A volta dos torcedores foi aceita por 18 dos 20 clubes da primeira divisão. O Athletico-PR foi o único a se manifestar contra a decisão. O Flamengo, por sua vez, não participou do encontro. Mais cedo, o Rubro-Negro se posicionou, em comunicado no site oficial, afirmando que “não cabe aos clubes coletivamente ou à CBF deliberar sobre o retorno do público aos estádios”.
Na reunião, os clubes também decidiram pelo adiamento de dois jogos, marcados para este fim de semana, em que os anfitriões ainda não têm liberação das autoridades para receber público. Entre as equipes da Série A, somente o Bahia não tem previsão de quando poderá contar com torcedores na Arena Fonte Nova. Na última segunda-feira (27/9), o governador do estado da Bahia, Rui Costa, negou a volta da torcida aos estádios devido ao aumento de casos do novo coronavírus (covid-19).
“Esta é uma decisão conjunta dos clubes, um passo importante para a presença dos torcedores nos estádios que está sendo dado em parceria com os órgãos sanitários, respeitando sempre o protocolo elaborado pela comissão médica organizada pela CBF. Esperamos que a torcida, a maior beleza do futebol, volte a brilhar e se emocionar nos estádios”, disse o presidente interino da CBF, Ednaldo Rodrigues.
Por Lincoln Chaves – Repórter da TV Brasil e Rádio Nacional – São Paulo
Leia também | Paciente do Hospital Infantil Albert Sabin recebe visita inesperada de um ídolo do futebol