O prefeito José Sarto visitou, nesta quinta-feira (08/12), as obras de requalificação da Praça da Paz Dom Hélder Câmara, no bairro Praia do Futuro. O prefeito também anunciou que a praça será contemplada pelo plano de arborização de Fortaleza, recebendo o plantio de 200 árvores de grande porte.
“Nosso objetivo é plantar, até o final da gestão, 100 mil árvores. Aqui, especificamente, irão ser implantadas 200 árvores de grande porte, que fornecerão um bom sombreamento a esta praça, que é enorme. Isso irá tornar o espaço mais atrativo para a população, que poderá usá-lo durante o período do dia e aproveitar a bela vista para o mar”, afirmou Sarto.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Samuel Dias, secretário da infraestrutura de Fortaleza (Seinf), pontuou que a escolha das espécies de árvores e seu plantio na praça levará em consideração as características específicas do local.
“Nosso principal objetivo é transformar este local em um espaço agradável para a convivência diurna, mas um projeto bastante específico, pois está quase à beira do mar. Nós iremos estudar, junto com a comunidade, espécies que conseguem sobreviver neste ambiente salino, com muita incidência solar e vento”, declarou Samuel.
O plano de arborização de Fortaleza visa tornar a cidade mais fresca e sustentável, já tendo realizado o plantio de mais de 53 mil árvores em toda a Capital. Além das árvores, a Praça da Paz Dom Hélder Câmara receberá também diversas melhorias, como a reforma das quadras poliesportivas, da pista de skate e dos caramanchões.
O local é um dos contemplados no pacote de reformas de praças públicas de Fortaleza. Conduzido pela Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), o pacote prevê melhorias e reparos em 20 praças da Capital até dezembro deste ano. As intervenções na Praça da Paz Dom Hélder Câmara têm previsão de conclusão para o fim deste ano.
O prefeito de Fortaleza, José Sarto, também informou alguns pontos que serão contemplados pela requalificação.“Aqui na Praça da Paz, iremos reformar todas as quadras poliesportivas. Além disso, estamos trocando os gradis de metal da pista de skate por madeira, para uma maior durabilidade no ambiente de maresia. Nosso pacote de requalificações, orçado em R$ 53 milhões, prevê melhorias em 20 praças e uma segunda fase já está em planejamento”, concluiu o prefeito.
“As praças são locais de convívio da cidade, onde a sociedade pratica esportes e conversa. Vendo essa importância, o prefeito Sarto planejou este programa. Iremos passar os próximos dois anos revitalizando as praças e, esta em específico, era bastante demandada pela população. Iremos requalificar as quadras, trocar os ferros corroídos pela maresia e, com o plantio de árvores feito pela Seinf, o ambiente também ficará mais agradável”, relatou Arcelino Lima, titular da Seger.
Leia também | Alckmin recebe relatório de impactos da pandemia na educação
As obras na praça buscam proporcionar lazer aos moradores e visitantes do equipamento. A renovação do espaço público passa pela reforma das duas quadras poliesportivas, com o reparo das traves e tabelas de basquete, recuperação e pintura das muretas e piso, aplicação de verniz nos pilares de madeira e troca das telas de nylon.
As intervenções também contemplam a renovação dos caramanchões e reforma da pista de skate, com substituição do guarda-corpo por um novo de madeira, troca das cantoneiras e tubos de aço e revitalização do muro de contorno.
O local também recebe melhorias no piso, além da manutenção dos bancos e mesas de madeira distribuídos ao longo do espaço. As obras preveem, ainda, a substituição das tampas das calhas pertencentes ao sistema de drenagem.
Leia também | Unidade do Copac da PMCE será instalada no Residencial Miguel Arraes nesta sexta (09/12)
O investimento total na revitalização das praças gira em torno de R$ 53,2 milhões, que serão utilizados até 2024. Os recursos do pacote de requalificação são advindos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (Fundurb), administrado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).
Além da Praça da Paz Dom Hélder Câmara, outros espaços públicos já tiveram suas intervenções iniciadas, são elas: Praça da Esperança, no bairro José Walter; Polo de Lazer do Jacarecanga; Praça do Canal, no bairro João XXIII; duas praças (1 e 4) do Residencial Miguel Arraes, na Granja Lisboa; Praça do Residencial Cidade Jardim 1, no José Walter; e duas praças entre as alamedas das Angélicas, das Açucenas e das Begônias, na Cidade 2000.
Outros dois pontos serão transformados em praças públicas para utilização dos moradores: o Calçadão da Lagoa Redonda, na Rua Professor José Arthur de Carvalho; e um largo no bairro Guararapes, entre as ruas Olavo Lima Silva e Paulo Roberto Pinheiro. A seleção das praças partiu de solicitações da população que chegaram pelas 12 Regionais de Fortaleza.
Um segundo lote está em fase de planejamento, com a elaboração de projetos e orçamentos para execução das melhorias em outras praças de Fortaleza.
Leia também | Assembléia aprova e Ceará é o primeiro estado a ter uma Lei do Mar