

O investimento, da Prefeitura de Fortaleza, será de R$ 1,08 milhão e as obras terão prazo de sete meses de execução | Foto: Kiko Silva
A Nova Beira Mar terá uma pista de skate com mais de 2 mil metros quadrados de área. O skatepark será instalado em frente ao Clube Náutico Atlético Cearense, num em espaço arborizado. O investimento, da Prefeitura de Fortaleza, será de R$ 1,08 milhão e as obras terão prazo de sete meses de execução.
Veja a maquete do novo equipamento, no vídeo abaixo:
“O skatepark já estava previsto na reforma da Beira-Mar de Todos e o custo já estava incluso no projeto. O skate é uma modalidade esportiva que tem a adesão de muitas pessoas, e não poderia deixar de contar com um espaço como este, para juntar gente em torno do esporte. É mais um equipamento que oferecemos para a população de Fortaleza e a quem nos visita”, destacou o prefeito de Fortaleza, José Sarto.
Ao todo, serão mais de 2 mil metros quadrados de área destinada à prática de skate, atendendo a todas as modalidades do esporte e níveis de seus praticantes. O novo espaço contará com pista no formato bowl, para os skatistas mais experientes, e também um grande complexo de pistas para o “street skate” (pista de rua), modalidade em que vários obstáculos simulam elementos arquitetônicos urbanos para que o praticante realize manobras.
De acordo com o titular da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), Samuel Dias, o skatepark é mais um equipamento de estímulo ao esporte instalado na Av. Beira-Mar. “A pista vem complementar todo o complexo esportivo que já está em funcionamento na Beira-Mar, com esportes como natação e vôlei de praia. O equipamento segue padrões e normas internacionais de qualidade, e pretendemos ter uma estrutura que funcione muito bem, com baixos custos de manutenção e acesso democrático”, disse.
Leia também | Modelo de privatização da Eletrobras é aprovado com venda de 10% das ações para empregados
O skatepark fortalece o conceito de cidade que pensa no futuro e na qual é possível brincar o tempo inteiro, o que se encaixa na modalidade, e utiliza o espaço litorâneo para o esporte e a aventura, conforme o coordenador de juventude, Davi Gomes. “Em relação ao skate, especialmente, a nova Av. Desembargador Moreira já vem sendo utilizada como rampa. Então, esses jovens irão encontrar, no skatepark, uma nova forma de viver a cidade e com vista para o mar”, ressaltou.
O esporte já reunia praticantes na própria Av. Beira Mar, em outra pista no formato bowl. “O uso dessa estava com dificuldades do ponto de vista técnico. Ocasionalmente, acumulava água e essa tribo ficou sem lugar para praticar o esporte. O equipamento vem, então, para acolher essas pessoas, trazendo a oportunidade da prática no dia a dia”, comentou o secretário da Regional 2, Rennys Frota.

A Av. Beira-Mar vem se transformando. A região tem recebido diversas melhorias urbanísticas como novo piso, equipamentos de esporte e lazer, banheiros públicos, quiosques, ampliação das vagas de estacionamento, entre outras intervenções.
Com 97% dos serviços já executados, e com previsão de entrega para o segundo semestre deste ano, o local já tem proporcionado uma nova experiência para fortalezenses e turistas.
Atualmente, estão em andamento ações de urbanização na orla, como paisagismo, revestimentos dos quiosques, acabamentos de piso e a construção da nova feirinha da Beira-Mar, projeto que prevê a construção de 707 boxes comerciais para a venda de artesanatos e produtos regionais.
Ao todo, são mais de 66 mil m² de área urbanizada, no trecho entre a Avenida Rui Barbosa e a Rua Tereza Hinko. As intervenções são uma continuação das obras de requalificação já realizadas desde o novo Mercado dos Peixes, no Mucuripe, até o calçadão na Estátua de Iracema, às margens do Riacho Maceió.
Leia também | PM do Ceará recebe o reforço de 247 novos oficiais