

26 de setembro de 2025 – A edição 2025 da Operação Mata Atlântica em Pé no Ceará resultou na aplicação de R$ 13.075.500,00 em multas por desmatamento ilegal em 23 municípios cearenses. O balanço foi divulgado nesta sexta-feira (26/09).
A operação contou com a participação do Ministério Público do Ceará (MPCE), por meio do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (Gaema), da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Ceará e do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA).
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
De abrangência nacional, a operação foi coordenada pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA) e pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), com apoio da Fundação SOS Mata Atlântica. Em todo o país, unidades do MP de 17 estados atuaram em parceria com polícias e órgãos ambientais no combate ao desmatamento e recuperação de áreas degradadas do bioma.
No estado, a fiscalização ocorreu entre 15 e 19 de setembro em 23 municípios, incluindo Missão Velha, Paracuru, Trairi, Acaraú, Baturité, Guaramiranga, Tianguá e Viçosa do Ceará. Ao todo, foram vistoriados 1.506,44 hectares. As multas foram aplicadas pelo Ibama e pela Semace.
Foram identificados 73 alvos fiscalizados, principalmente por supressão vegetal sem autorização legal. De acordo com o promotor de Justiça Fábio Ottoni, coordenador do Gaema, os responsáveis poderão responder judicialmente nas esferas cível e criminal, além de enfrentar sanções administrativas.
Em 2025, a Operação Mata Atlântica em Pé identificou 12.327,42 hectares de supressão ilegal em todo o Brasil, o equivalente a mais de 12 mil campos de futebol. O trabalho resultou em 1.324 alertas fiscalizados e na aplicação de R$ 116,3 milhões em multas até esta sexta-feira (26/09).
As áreas fiscalizadas foram identificadas a partir de imagens de satélite em alta resolução do projeto MapBiomas, ferramenta que permite detectar desmatamento em tempo real. Desde 2019, a tecnologia tem sido usada para cruzar dados e orientar as operações de campo.
A Mata Atlântica é uma das florestas mais biodiversas do mundo e ocupa cerca de 15% do território nacional, abrangendo 17 estados. O bioma concentra 80% do PIB brasileiro e é essencial para serviços ecossistêmicos como regulação do clima, produção de água e preservação da fauna e flora nativa.
Leia também | Gol e Azul encerram negociações de fusão e codeshare no Brasil
Tags: Operação Mata Atlântica em Pé, desmatamento ilegal Ceará, multas ambientais Ceará, Ibama e Semace, Ministério Público do Ceará, fiscalização ambiental Brasil, MapBiomas desmatamento, preservação Mata Atlântica, crimes ambientais Brasil, biodiversidade Mata Atlântica