

Imagem de satélite mostra os furacões Imelda (à esquerda) e Humberto (à direita) sobre o Atlântico, em 30 de setembro de 2025 | Foto: NOAA via AP
01 de outubro de 2025 — Dois furacões chamam a atenção de meteorologistas e colocam regiões do Atlântico Norte em estado de alerta nesta quarta-feira (1º). O furacão Imelda, com ventos de até 140 km/h, segue em direção às Bermudas como categoria 2. Já o furacão Humberto, que chegou à categoria 4, perdeu força e agora é categoria 1, mas ainda provoca ventos intensos e fortes ondas até a costa leste dos Estados Unidos.
A interação entre os sistemas resultou em um fenômeno raro: o efeito Fujiwhara, que ocorre quando dois ciclones tropicais giram em torno de um ponto comum. Essa “dança” pode alterar as rotas e dificultar previsões meteorológicas.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O fenômeno foi descrito pela primeira vez em 1921 pelo meteorologista japonês Sakuhei Fujiwhara. Desde então, só foi registrado em algumas ocasiões no Atlântico. A configuração é perigosa porque pode mudar rapidamente a trajetória dos furacões, aumentando o risco para diferentes áreas costeiras.
Em Bermudas, o governo determinou o fechamento de escolas, repartições públicas e do aeroporto internacional a partir desta quarta-feira. A expectativa é de até seis horas de ventos com força de furacão, chuvas intensas e risco de apagões.
Antes de se aproximar das ilhas britânicas, Imelda já havia deixado destruição em países do Caribe:
A temporada de furacões no Atlântico ocorre de 1º de junho a 30 de novembro. Para este ano, a Agência Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) prevê um período acima da média, com até 18 tempestades nomeadas e pelo menos cinco furacões de grande intensidade.
Leia também | Câmara Municipal de Fortaleza inaugura Espaço Evoluir para acolhimento e desenvolvimento de crianças neurodivergentes
Tags: furacão Imelda, furacão Humberto, efeito Fujiwhara, furacões Atlântico, temporada de furacões 2025, Bermudas, Caribe, NOAA, tempestades tropicais, mudanças climáticas