logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Convenção: Ciro Gomes é oficialmente candidato à Presidência da República pelo PDT
Convenção Ciro Gomes é oficialmente candidato à Presidência da República pelo PDT
20/07/2022
Segurança: Operação civil e militar na Favela do Alemão deixa quatro mortos no Rio
Segurança Operação civil e militar na Favela do Alemão deixa pelo menos quatro mortos no Rio
21/07/2022
Exibir tudo

Família Ministério Público do Ceará promove reencontro entre idoso e familiares após 20 anos Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos realiza o cadastro dos desaparecimentos num banco de dados nacional que sistematiza e cruza informações provenientes de diversos órgãos

Família: Ministério Público do Ceará promove reencontro entre idoso e familiares após 20 anos

Evanildo Albino encontra-se acolhido no Toca de Assis há quase 12 anos e vem recebendo cuidados paliativos na unidade em função de um câncer | Foto: Acervo Pessoal

Duas décadas. Esse foi o tempo que o senhor Evanildo Albino dos Santos, de 66 anos, precisou esperar para dar um abraço em seus familiares. Graças ao Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), o reencontro ocorreu no último dia 18 de junho, na Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) Toca de Assis, em Fortaleza. 

Evanildo Albino encontra-se acolhido no Toca de Assis há quase 12 anos e vem recebendo cuidados paliativos na unidade em função de um câncer. O desejo de rever a família após mais de 20 anos foi crescendo na velocidade que a doença avançava. Depois de muita conversa com a equipe técnica da unidade, o idoso autorizou que a instituição iniciasse a procura por seus parentes. 

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<< 

A busca pela família  

Assistente social da unidade, Ana Maria da Silva Lima ficou encarregada dessa missão. “O Serviço Social [do Toca de Assis] entrou em contato com o PLID e enviamos as informações do histórico de vida do seu Evanildo ao programa para buscar essa família”, explica, pontuando que seu Evanildo sempre foi gentil e comunicativo, mas que o câncer, aos poucos, começou a afetar sua saúde física e mental. “Queríamos trazer uma melhoria para sua qualidade de vida com esse reencontro”, acrescenta. 

De posse das informações sobre a vida de seu Evanildo, a equipe do PLID se deslocou até o endereço onde possivelmente o irmão do idoso morava, no bairro Sapiranga, na Capital cearense. Após abordar algumas pessoas da comunidade, que diziam não conhecer Evanildo, a equipe do PLID localizou Francisca Lopes, cunhada do idoso. O momento foi emocionante, segundo a assistente social do PLID, Rejane Sales Rodrigues. “Ela [Francisca Lopes] e alguns parentes que estavam lá na hora começaram a chorar e, em seguida, se colocaram de joelhos, agradecendo a Deus pela resposta às suas orações”, ressalta. 

Depois de mais de 20 anos, a família de Evanildo sabia que ele estava vivo. Quando soube da notícia, Silvia Helena de Albuquerque Santos, filha do idoso, também foi tomada pela emoção. “Quando recebi a notícia, tomei um susto”, revela, lembrando que a família nunca deixou de procurá-lo. “Fiquei muito feliz e naquela expectativa de encontrá-lo. Tinha 17, 18 anos quando vi meu pai pela última vez”, confessa. 

Leia também | Fortaleza inicia aplicação da quarta dose da vacina contra covid-19 em pessoas a partir de 18 anos

Reencontro 

O abraço entre Evanildo e os dois filhos (além de Silvia Helena, ele é pai de Edinildo de Albuquerque Santos) não tardou a acontecer. Em 18 de junho, quatro dias depois que sua família foi localizada, o idoso reencontrou os familiares, que foram visitá-lo na ILPI Toca de Assis. O momento, como tantos outros dessa história, foi regado à emoção. “Quando vi o meu pai, foi muito emocionante. Queria muito reencontrá-lo. Queria ter mais estrutura para trazê-lo para perto de mim”, conta a filha, que agora visita o pai semanalmente e, sempre que pode, leva junto alguns dos oito netos para Evanildo conhecer. 

Evanildo Albino dos Santos, que por conta da doença fala com dificuldade, é só gratidão pelo reencontro. “É visível no rosto do seu Evanildo a alegria”, compartilha Ana Maria da Silva Lima, assistente social da ILPI Toca de Assis. Para ela, o sentimento também é de gratidão. “Ver o resultado final de um trabalho em conjunto, como profissional, é gratificante. Ver que podemos encontrar portas abertas na rede de apoio ajuda muito o nosso trabalho, já que trabalhamos com uma população cujo histórico de vida é de muito sofrimento e exclusão”, relata.

A importância do PLID 

O Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos do MPCE realiza o cadastro dos desaparecimentos no Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid), banco de dados nacional que sistematiza e cruza informações provenientes de diversos órgãos, ajudando na busca de pessoas em situação de desaparecimento e/ou na identificação de pessoas com indicativo de desaparecimento. 

Equipe do PLIDCE visitou seu Evanildo na ILPI Toca de Assis | Foto: Acervo Pessoal

A assistente social do programa, Rejane Sales Rodrigues, destaca a importância do trabalho para renovar a esperança e fé das famílias em encontrarem parentes desaparecidos. “Eu acho que o principal motivo de estarmos divulgando esses reencontros é justamente esse e também para mostrar que existe um grupo de pessoas que se preocupa e que busca por esses desaparecidos”, finaliza. 

O trabalho do PLID não substitui a apuração da Polícia Civil do Estado do Ceará, mas é possível encaminhar casos para serem acompanhados de forma complementar. Para tanto, é disponibilizado um Formulário de cadastro. 

Serviço

Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID) | Saiba Mais

Formulário: CLIQUE AQUI  
E-mail: plidce@mpce.mp.br  
WhatsApp: (85) 98685-8049 

Leia também | Filme “Mimo: O Milagre de Milagres” terá pré-estreia no cinema do Shopping

Futebol Filme “Mimo: O Milagre de Milagres” terá pré-estreia no cinema do Shopping Benfica
Compartilhar

Artigos Relacionados

Conflito: EUA confirmam mortes em ofensiva no Irã

Escombros e destroços cobrem um veículo destruído após um ataque com mísseis a um bairro da capital iraniana de Teerã | Foto: AMIR KHOLOUSI/ISNA/AFP

01/03/2026

Conflito: EUA confirmam mortes em ofensiva no Irã Operação militar coordenada com Israel ocorre após escalada de tensão e retaliações iranianas no Oriente Médio


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Segurança Pública STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 25/02/2026

    O Guia Definitivo do Imposto de Renda 2026: Estratégias de Conformidade, Otimização Setorial. – Camarinho Contabilidade Comentado em Imposto: IR 2026 começa em março; veja regras

  • 24/02/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Indústria: Feira da Indústria FIEC reúne líderes e shows

  • 24/02/2026

    Maria das Graças Crisostomo Andrade de Quental Comentado em Indústria: Feira da Indústria FIEC reúne líderes e shows

  • 14/02/2026

    Carnaval acende alerta para risco de metanol em bebidas adulteradas – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Saúde: Carnaval acende alerta para risco de metanol em bebidas adulteradas

  • 17/01/2026

    Davi Santiago – Sonho & Negócios Comentado em Empreendedorismo Empresário mirim fundou sua primeira empresa aos 11 anos e já está de olho no mercado global

  • 11/01/2026

    Mari Santos Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

Últimas Notícias

  • Conflito: EUA confirmam mortes em ofensiva no Irã0
    Conflito: EUA confirmam mortes em ofensiva no Irã Operação militar coordenada com Israel ocorre após escalada de tensão e retaliações iranianas no Oriente Médio
    01/03/2026
  • Conflito: Israel reivindica morte de Khamenei0
    Conflito: Israel reivindica morte de Khamenei Exército israelense afirma que ataque encerra “um capítulo de décadas” e revela uso de informações de inteligência compartilhadas pelos EUA
    01/03/2026
  • Conflito: Irã chama morte de Khamenei de guerra0
    Conflito: Irã chama morte de Khamenei de guerra Presidente iraniano afirma que ataque é uma declaração de guerra contra muçulmanos e promete vingança contra EUA e Israel
    01/03/2026
  • Guerra: Israel ataca Teerã e Irã reage com mísseis0
    Guerra: Israel ataca Teerã e Irã reage com mísseis Nova ofensiva israelense atinge a capital iraniana; retaliação do Irã alcança Tel Aviv e Jerusalém e deixa mortos
    01/03/2026
  • Guerra: Trump ameaça Irã com ataque sem precedentes0
    Guerra: Trump ameaça Irã com ataque sem precedentes Presidente dos EUA diz que país será atingido com “força nunca vista” se houver retaliação após ataques e morte de líder supremo iraniano
    01/03/2026
  • Transição: Irã anuncia líder supremo interino0
    Transição: Irã anuncia líder supremo interino Alireza Arafi comandará conselho responsável por escolher sucessor de Ali Khamenei após escalada militar
    01/03/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas