

Dos 210 milhões brasileiros, 37,7 milhões são pessoas com 60 anos ou mais | Foto: reprodução
Envelhecer não é mais um tabu para muitos, e deixar de fazer algo por conta da idade, também não. Dos 210 milhões brasileiros, 37,7 milhões são pessoas com 60 anos ou mais, segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Desta população, 18,5% ainda trabalham e 75% contribuem para a renda de onde moram. Para se manter saudável e produtivo, a busca pelo cuidado integral da saúde (corpo, mente e alma) também é importante entre o grupo maturity e sênior.

Entre as diversas opções de exercícios que auxiliam a manter a saúde holística, está o pilates, modalidade que conquistou os brasileiros e consiste na prática de alongar, fortalecer e equilibrar o corpo.
Segundo a fisioterapeuta Nathália de Souza, professora de Pilates da Universidade Sem Fronteiras (UNISF), a atividade é ainda mais benéfica para aqueles que procuram envelhecer bem ou até mesmo se recuperar de alguma lesão. “O pilates é uma atividade direcionada individualmente a cada pessoa, que atua nos mais diversos objetivos e casos. Por melhorar a densidade óssea, a postura, a flexibilidade, a consciência corporal, ajudar na perda de peso, reduzir o estresse e aumentar a disposição, faz toda a diferença a curto e longo prazo para todos os que praticam.
Os benefícios para a vida dos alunos também são notados pela profissional. “Por conta das aulas, os alunos conseguem exercer suas atividades diárias, de lazer e esporte sem dor ou limitação. O preparo muscular proporciona as condições ideais para que possam fazer sua rotina da melhor forma possível”, finaliza.
Empresa brasileira pioneira em gerontologia educacional, tem como missão educar, continuamente, através de ações conscientes, desenvolvendo o bem-estar, o crescimento pessoal e a integração de todas as gerações na sociedade. A Universidade Sem Fronteiras nasceu de um sonho: estimular as pessoas idosas a saírem de casa, quebrarem rotinas e realizarem uma grande aventura: conquistar novos espaços sociais, adquirir novos conhecimentos, construir novas amizades, realizar viagens e descobrir como o mundo é diferente e belo. Participar de festas, dançar, se divertir entre amigos e ser feliz.
Leia também | Pesquisa da UFMG desenvolve método para tratar câncer cerebral