Moradores do bairro Novo Mondubim, em Fortaleza, receberam a 13ª Areninha inaugurada pela prefeitura neste ano de 2021. O equipamento teve investimento de R$ 906.156,72 e conta com 2.178m² de campo, grama sintética, quadra poliesportiva, bancos e mesas de xadrez, piso de intertravado no entorno, espaço para playground, bicicletário e arquibancada.
“Essa é uma área com alta densidade populacional e o equipamento vai atender a um público enorme. Ano que vem teremos uma nova edição da CopArena, que vai incentivar toda essa juventude. Os times cearenses estão em destaque e isso mostra o talento dessa garotada que joga nas Areninhas, e grandes atletas devem surgir dentro de alguns anos”, disse o prefeito de Fortaleza, José Sarto.
De acordo com secretário da Infraestrutura, Samuel Dias, esta nova Areninha, localizada ao lado da Escola de Tempo Integral Maria Quevedo, também recentemente requalificação, era um local bem degradado, sujo e escuro. “A população pedia a revitalização dessa área, que era uma praça e hoje tem muito mais que uma Areninha, mas todo um espaço de convivência no entorno. Agora vemos as crianças praticando esporte em uma realidade completamente diferente de antes das intervenções”, detalhou.
A Areninha Campo Novo Mondubim, assim como ocorre em todas as unidades, terá também com um núcleo do Atleta Cidadão, iniciativa realizada por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Secel) e da Federação de Triathlon do Estado do Ceará (Fetriece). O projeto atende cerca de 10.600 jovens de 8 a 29 anos em 16 modalidades esportivas com aulas regulares, atividades físicas e brincadeiras com a orientação de 245 profissionais, dentre os quais educadores físicos e acadêmicos.
O estudante Richardson Soares, de 17 anos, já participa do Atleta Cidadão desde 2017. Ele praticava em outra Areninha e agora vai poder treinar mais perto de casa.
“Acho o projeto muito importante, porque ajuda muita gente com ações de educação. Também já pude jogar em torneios e campeonatos, e consegui evoluir muito. Os professores também ensinam trabalho em equipe, e ter mais Areninhas acaba acolhendo mais gente. O Atleta Cidadão foi a melhor coisa que já aconteceu com a gente”, relatou.
Em 2021, já foram entregues as Areninhas Unidos do Dendê, Santa Rosa, Haroldo Abreu Serpa (Pedras), Beira Rio (Conjunto Palmeiras), Bela Vista, Jardim Iracema, Paulo Benevides (Messejana), Luciram Girão (Sapiranga), Murilão (Messejana), Jardim das Oliveiras, Vila Velha e Cidade 2000. Mais um equipamento deve ser inaugurado este ano.
>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ<<<<<
Iniciado em 2014 pela Prefeitura de Fortaleza, o projeto Areninhas está requalificando campos de futebol em bairros com alto índice de vulnerabilidade social. O objetivo é entregar à população equipamentos esportivos de qualidade, onde a comunidade possa, além de praticar atividade física, ter um espaço seguro de convivência, lazer e formação cidadã.
A CopArena, considerada o principal campeonato de futebol não profissional do Nordeste, promove o intercâmbio sócio-esportivo entre os bairros de Fortaleza. As Areninhas desempenham um papel fundamental neste projeto, uma vez que uniu os jovens em torno de um só objetivo: praticar esporte, permitindo um melhor desenvolvimento técnico.
A última edição, realizada em 2019, mobilizou 10.500 atletas dos mais de 100 bairros da Cidade. Para 2022, a expectativa é de que cerca de 15 mil atletas participem da competição, que será televisionada.
Leia também | Grupos da Copa do Nordeste 2022 são definidos em sorteio