Para encerrar a Semana Nacional do Trânsito 2024, o Sindiônibus, em parceria com a Cruz Vermelha, promoverá um treinamento de primeiros socorros para 60 colaboradores do Sistema de Transporte de Fortaleza. O evento ocorrerá na próxima quarta-feira (25), das 8h às 12h, no auditório do Sindiônibus, com a presença de Allan Damasceno, presidente da Cruz Vermelha Ceará, e representantes do Sindiônibus.
O treinamento tem como objetivo capacitar os profissionais que atuam diretamente no sistema de transporte, aprimorando a preparação para situações de emergência. A primeira turma será composta por auxiliares de operações, supervisores e fiscais que atuam nos sete terminais de ônibus da capital, além de instrutores das empresas associadas.
Para Maria José Luz, Gerente Administrativa do Sindiônibus, a capacitação traz um diferencial importante para o transporte coletivo. “Nosso compromisso vai além de transportar pessoas. Ao oferecer mais uma capacitação, desta vez em primeiros socorros, buscamos garantir que nossos profissionais estejam prontos para agir em situações de emergência, proporcionando um ambiente mais seguro aos usuários e colaboradores”, reforça a gerente.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Dimas Barreira, presidente do Sindiônibus, destaca que essa ação se soma a outras iniciativas já promovidas pelo sistema. “É natural que imprevistos aconteçam em ambientes coletivos. Conscientes disso, procuramos aproveitar as oportunidades de preparar nossos profissionais para lidar com situações inesperadas, indo além de um sistema de transporte eficiente. Agradecemos à Cruz Vermelha pelo apoio nessa ação que reforça o nosso compromisso com a coletividade.”
Além deste treinamento em parceria com a Cruz Vermelha, o Sindiônibus também formou, em agosto de 2024, a primeira turma de Peritos de Trânsito do Sistema de Transportes de Fortaleza. O curso, que capacitou 54 novos profissionais, teve como foco o aprimoramento das habilidades técnicas necessárias para a análise e investigação de sinistros, garantindo maior eficiência e precisão nos processos relacionados ao transporte público coletivo.
Os treinamentos realizados recorrentemente pelo Sindiônibus e empresas associadas visam capacitar colaboradores de modo a torná-los multiplicadores, que não só serão capacitados a agir em situações diversas, como repassarão o conhecimento. Em agosto deste ano, o motorista Leonardo de Santos Paiva, da linha 660 – Conjunto Palmeiras/Centro, salvou uma criança engasgada durante uma viagem, colocando em prática às noções de primeiros socorros adquiridas nos treinamentos de Noções de Primeiros Socorros e das atualizações oferecidas durante as Semanas Internas de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), organizadas pela Auto Viação Dragão do Mar, associada ao Sindiônibus.
Leia também| Agosto foi o quinto mês consecutivo de liderança do Ceará na movimentação de turistas internacionais