

A nova sede da escola tem 12 salas de aula climatizadas, auditório, biblioteca e laboratórios de Física, Química, Biologia, Matemática e Informática | Foto: Tiago Stille/Governo CE
Os jovens do bairro Vila Velha, um dos mais populosos e vulneráveis de Fortaleza, foram beneficiados, nesta quinta-feira (16/9), com a entrega da nova sede da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Hilza Diogo de Oliveira. A escola, fundada em 1975, recebeu um novo espaço preparado para atender até 540 alunos por turno.
O prédio tem três andares, com 12 salas de aula climatizadas, auditório, biblioteca, laboratórios de Informática, Física, Química, Biologia e de Matemática, elevadores para garantir a acessibilidade, além de um ginásio poliesportivo. O investimento total foi de R$ 9,3 milhões, provenientes dos Governos Estadual e Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
“Tenho certeza de que com este novo equipamento de educação, notável em sua bela e moderna arquitetura, a nossa cidade, em especial a juventude de nossa comunidade, avançará em passos largos rumo ao futuro promissor onde nós jovens devemos ser protagonistas”, declarou Maria Giovana Freire, aluna da 2ª série do Ensino Médio, ao conhecer a nova sede da escola onde vai continuar os estudos.
A solenidade de inauguração foi conduzida, presencialmente, pelo governador Camilo Santana.

“A coisa mais importante que tem nesta escola é o capital humano, são as pessoas que amam e têm vontade de dar o melhor da educação para vocês, jovens, aqui desta escola. Portanto, a minha palavra aqui hoje é de agradecimento, otimismo e esperança em acreditar que é possível, sim, construir um mundo melhor, onde as pessoas possam ter oportunidades iguais. Este é o nosso compromisso”, declarou o governador Camilo Santana.
A inauguração contou com a presença da vice-governadora Izolda Cela; do Prefeito de Fortaleza, José Sarto; do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; da secretária da Educação, Eliana Estrela; além de educadores e outros agentes públicos.
“Vocês [estudantes] zelem por isso aqui. Eu lembro que na minha época a escola pública não tinha essa qualidade. E não tem hoje nenhuma escola privada, em Fortaleza ou no Ceará, que tenha a qualidade que não só da engenharia, da beleza e da arquitetura, mas a qualidade do recurso humano, do professor, diretor e secretária vocacionados, que fazem do Ceará exemplo para o Brasil todo “, destacou o prefeito José Sarto.
Emocionada durante a entrega do equipamento, a primeira diretora da escola, Francisca Muniz, falou sobre a importância da instituição para a comunidade do Vila Velha. “Quando nós chegamos aqui na Hilza Diogo, não tinha nem muro ao redor, mas nós trabalhamos e conseguimos tudo. Nós erguemos tudo. Agora, é uma estrutura nova e adaptada ao novo momento. Tenho muita gratidão a essa escola, porque aqui eu vivi os melhores anos da minha vida profissional”, contou.

Segundo a vice-governadora Izolda Cela, o ambiente escolar adequado favorece o processo de aprendizagem e o trabalho dos profissionais, além de fortalecer vínculos entre comunidade e escola no retorno às aulas presenciais. “Aproveitem a boa energia dos professores de vocês, que a gente vê o brilho no olho deles. A gente vê como eles se alegram com o sucesso de vocês. É um momento importante da vida de vocês, da formação, em que vocês estão organizando os projetos de vida e, muito especialmente, sejam solidários uns com os outros”.
“Nós entregamos a essa comunidade escolar, que merece tanto por todo o trabalho, desempenho, conquistas e desafios, um equipamento que realmente precisa ser adequado, que tem inovações, como a entrega de tablets que o governo está realizando, para que essas aulas sejam na conectividade, mas sem esquecer da interação, do espaço de reflexão e desse momento importante que é o olho no olho”, reforçou Eliana Estrela, titular da Seduc.

Além da oferta do currículo do Ensino Médio, a Escola Hilza Diogo de Oliveira desenvolve diversas atividades voltadas à melhoria da aprendizagem, permanência do aluno na escola e preparação para a vida. Todo o planejamento pedagógico da escola conta com o apoio da Seduc e das 25 ações do Ceará Educa Mais, programa destinado à progressiva melhoria da qualidade da educação cearense.
O Grupo Cooperativo de Apoio à Escola (Gcape), por exemplo, é executado com o apoio de lideranças estudantis. “O Gcape é uma política que veio casar com a filosofia da Hilza Diogo. Hoje, temos uma sala virtual no Google sala de aula e um grupo no Whatsapp. Cerca de 14 alunos participam do projeto como coordenadores de células. O Gcape fortalece o vínculo do aluno com a escola, o protagonismo estudantil e o compromisso do aluno com o próprio futuro por meio da educação”, explicou o coordenador da escola, Rubens Porto.
O Gcape apoia e desenvolve diversas ações voltadas para a escola e também abertas para a comunidade do Vila Velha, como: Clube de Leitura; Monitorando a Aprendizagem; Aluno Mediador; Ação Social; Banda de Música e o Esporte Educacional: um treinamento para a vida. Outra iniciativa apoiada é o Karatê Cidadão.
O atual diretor da Escola Dona Hilza Diogo, Antônio Wellington Costa, agradeceu a todos profissionais que fazem parte dos significativos resultados obtidos pela instituição. “Quando nós pegamos essa escola o Ideb era 1.8, e hoje tá 4.3. Nós temos alunos que escolheram o Hilza”.


Leia também | Ceará continuará vacinando adolescentes de 12 a 17 anos com ou sem comorbidades