logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Combate à Covid: Ceará continuará vacinando adolescentes de 12 a 17 anos com ou sem comorbidades
Combate à CovidCeará continuará vacinando adolescentes de 12 a 17 anos com ou sem comorbidades
16/09/2021
Esporte: Brasil vence Argentina no Sul-Americano de vôlei feminino
Esporte Brasil vence Argentina no Sul-Americano de vôlei feminino
16/09/2021
Exibir tudo

Educação Jovens do bairro Vila Velha, em Fortaleza, recebem nova escola de Ensino Médio A nova sede da Escola de Ensino Médio Dona Hilza Diogo de Oliveira atenderá até 540 estudantes por turno

Educação: Jovens do bairro Vila Velha, em Fortaleza, recebem nova escola de Ensino Médio

A nova sede da escola tem 12 salas de aula climatizadas, auditório, biblioteca e laboratórios de Física, Química, Biologia, Matemática e Informática | Foto: Tiago Stille/Governo CE

Os jovens do bairro Vila Velha, um dos mais populosos e vulneráveis de Fortaleza, foram beneficiados, nesta quinta-feira (16/9), com a entrega da nova sede da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Hilza Diogo de Oliveira. A escola, fundada em 1975, recebeu um novo espaço preparado para atender até 540 alunos por turno.

O prédio tem três andares, com 12 salas de aula climatizadas, auditório, biblioteca, laboratórios de Informática, Física, Química, Biologia e de Matemática, elevadores para garantir a acessibilidade, além de um ginásio poliesportivo. O investimento total foi de R$ 9,3 milhões, provenientes dos Governos Estadual e Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

“Tenho certeza de que com este novo equipamento de educação, notável em sua bela e moderna arquitetura, a nossa cidade, em especial a juventude de nossa comunidade, avançará em passos largos rumo ao futuro promissor onde nós jovens devemos ser protagonistas”, declarou Maria Giovana Freire, aluna da 2ª série do Ensino Médio, ao conhecer a nova sede da escola onde vai continuar os estudos.

A solenidade de inauguração foi conduzida, presencialmente, pelo governador Camilo Santana.

“A coisa mais importante que tem nesta escola é o capital humano, são as pessoas que amam e têm vontade de dar o melhor da educação para vocês, jovens, aqui desta escola. Portanto, a minha palavra aqui hoje é de agradecimento, otimismo e esperança em acreditar que é possível, sim, construir um mundo melhor, onde as pessoas possam ter oportunidades iguais. Este é o nosso compromisso”, declarou o governador Camilo Santana.

A inauguração contou com a presença da vice-governadora Izolda Cela; do Prefeito de Fortaleza, José Sarto; do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; da secretária da Educação, Eliana Estrela; além de educadores e outros agentes públicos.

“Vocês [estudantes] zelem por isso aqui. Eu lembro que na minha época a escola pública não tinha essa qualidade. E não tem hoje nenhuma escola privada, em Fortaleza ou no Ceará, que tenha a qualidade que não só da engenharia, da beleza e da arquitetura, mas a qualidade do recurso humano, do professor, diretor e secretária vocacionados, que fazem do Ceará exemplo para o Brasil todo “, destacou o prefeito José Sarto.

Emocionada durante a entrega do equipamento, a primeira diretora da escola, Francisca Muniz, falou sobre a importância da instituição para a comunidade do Vila Velha. “Quando nós chegamos aqui na Hilza Diogo, não tinha nem muro ao redor, mas nós trabalhamos e conseguimos tudo. Nós erguemos tudo. Agora, é uma estrutura nova e adaptada ao novo momento. Tenho muita gratidão a essa escola, porque aqui eu vivi os melhores anos da minha vida profissional”, contou.

A educadora Francisca Muniz atuou como diretora da escola e se emocionou ao conhecer a nova estrutura | Foto: Tiago Stille/Governo CE

Segundo a vice-governadora Izolda Cela, o ambiente escolar adequado favorece o processo de aprendizagem e o trabalho dos profissionais, além de fortalecer vínculos entre comunidade e escola no retorno às aulas presenciais. “Aproveitem a boa energia dos professores de vocês, que a gente vê o brilho no olho deles. A gente vê como eles se alegram com o sucesso de vocês. É um momento importante da vida de vocês, da formação, em que vocês estão organizando os projetos de vida e, muito especialmente, sejam solidários uns com os outros”.

“Nós entregamos a essa comunidade escolar, que merece tanto por todo o trabalho, desempenho, conquistas e desafios, um equipamento que realmente precisa ser adequado, que tem inovações, como a entrega de tablets que o governo está realizando, para que essas aulas sejam na conectividade, mas sem esquecer da interação, do espaço de reflexão e desse momento importante que é o olho no olho”, reforçou Eliana Estrela, titular da Seduc.

Após a inauguração, o governador Camilo Santana visitou todos os ambientes da Escola Dona Hilza Diogo | Foto: Tiago Stille/Governo CE

Apoio à aprendizagem

Além da oferta do currículo do Ensino Médio, a Escola Hilza Diogo de Oliveira desenvolve diversas atividades voltadas à melhoria da aprendizagem, permanência do aluno na escola e preparação para a vida. Todo o planejamento pedagógico da escola conta com o apoio da Seduc e das 25 ações do Ceará Educa Mais, programa destinado à progressiva melhoria da qualidade da educação cearense.

O Grupo Cooperativo de Apoio à Escola (Gcape), por exemplo, é executado com o apoio de lideranças estudantis. “O Gcape é uma política que veio casar com a filosofia da Hilza Diogo. Hoje, temos uma sala virtual no Google sala de aula e um grupo no Whatsapp. Cerca de 14 alunos participam do projeto como coordenadores de células. O Gcape fortalece o vínculo do aluno com a escola, o protagonismo estudantil e o compromisso do aluno com o próprio futuro por meio da educação”, explicou o coordenador da escola, Rubens Porto.

O Gcape apoia e desenvolve diversas ações voltadas para a escola e também abertas para a comunidade do Vila Velha, como: Clube de Leitura; Monitorando a Aprendizagem; Aluno Mediador; Ação Social; Banda de Música e o Esporte Educacional: um treinamento para a vida. Outra iniciativa apoiada é o Karatê Cidadão.

O atual diretor da Escola Dona Hilza Diogo, Antônio Wellington Costa, agradeceu a todos profissionais que fazem parte dos significativos resultados obtidos pela instituição. “Quando nós pegamos essa escola o Ideb era 1.8, e hoje tá 4.3. Nós temos alunos que escolheram o Hilza”.

Leia também | Ceará continuará vacinando adolescentes de 12 a 17 anos com ou sem comorbidades

Compartilhar

Artigos Relacionados

Saúde: Anvisa amplia terapias com cannabis medicinal e define regras para publicidade

Produtos à base de cannabis medicinal ganham novas regras e ampliam acesso a tratamentos no Brasil | Foto: GettyImages

28/01/2026

Saúde: Anvisa amplia terapias com cannabis medicinal e define regras para publicidade Nova decisão autoriza venda de canabidiol em farmácias de manipulação e amplia acesso a tratamentos com maior concentração de canabinoides


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Segurança Pública STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/01/2026

    Davi Santiago – Sonho & Negócios Comentado em Empreendedorismo Empresário mirim fundou sua primeira empresa aos 11 anos e já está de olho no mercado global

  • 11/01/2026

    Mari Santos Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 10/01/2026

    Maria lima da Cunha Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 07/01/2026

    NATANAEL RIBEIRO JUNIOR Comentado em Finanças: Aposentados têm até 14 de fevereiro para pedir ressarcimento de descontos indevidos do INSS

  • 30/12/2025

    14 barraqueiros são investigados por agressão a turistas em disputa de R$ 30 | Mundo Libertário (dezembro 30, 2025) Comentado em Violência: Polícia intima agressores e interdita barraca após espancamento de turistas em Porto de Galinhas

  • 11/12/2025

    Vasco e Fluminense: a histórica rivalidade que promete pegar fogo nas semifinais da Copa do Brasil - Portal da Curiosidade Comentado em Futebol: Fluminense e Vasco duelam por vaga na final da Copa do Brasil 2025; relembre confrontos históricos

Últimas Notícias

  • Saúde: Anvisa amplia terapias com cannabis medicinal e define regras para publicidade0
    Saúde: Anvisa amplia terapias com cannabis medicinal e define regras para publicidade Nova decisão autoriza venda de canabidiol em farmácias de manipulação e amplia acesso a tratamentos com maior concentração de canabinoides
    28/01/2026
  • Tecnologia: Ceará Conectado conclui 2ª fase e amplia acesso à internet gratuita em 137 municípios0
    Tecnologia: Ceará Conectado conclui 2ª fase e amplia acesso à internet gratuita em 137 municípios Programa executado pela Etice reforça inclusão digital e prepara terceira etapa para alcançar todo o território cearense
    28/01/2026
  • Saúde: Nutricionista ferida em mergulho volta a mover o braço após tratamento experimental brasileiro0
    Saúde: Nutricionista ferida em mergulho volta a mover o braço após tratamento experimental brasileiro Internada em hospital privado, Flávia Bueno apresenta sinais de resposta motora após uso de proteína polilaminina; família arrecada recursos para custear tratamento
    28/01/2026
  • Meio Ambiente: Observatório do Clima entrega ao governo recomendações para transição energética justa0
    Meio Ambiente: Observatório do Clima entrega ao governo recomendações para transição energética justa Organizações defendem redução gradual da produção de petróleo e avanço acelerado das fontes limpas no Brasil
    28/01/2026
  • Educação: Inep passa a emitir declaração de conclusão do ensino médio a partir desta sexta-feira0
    Educação: Inep passa a emitir declaração de conclusão do ensino médio a partir desta sexta-feira Documento poderá ser solicitado online por estudantes que fizeram o Enem e atingiram a pontuação mínima exigida
    28/01/2026
  • Mundo: Lula diz que deve viajar em março aos EUA para reunião com Trump0
    Mundo: Lula diz que deve viajar em março aos EUA para reunião com Trump Presidente defende diálogo direto com líder norte-americano para fortalecer relações bilaterais
    28/01/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas