Fortaleza está entre as capitais com maiores avanços na área da educação no país, entre os anos de 2010 e 2023. É o que diz a série Desafios da Gestão Municipal (DGM), cujo desempenho das cidades é consolidado em um índice sintético, que varia entre zero e um. Quanto mais próximo de um, melhor o desempenho do município. No geral, Fortaleza ficou em 51º lugar com pontuação de 0,606.
O ranking é construído com base em um índice que reúne 15 indicadores em quatro áreas: educação, saúde, segurança e saneamento/sustentabilidade. O estudo concluiu que as capitais com maiores avanços na área da Educação, em termos de posição no ranking, são: Curitiba (com um salto de 19 colocações); Goiânia (subiu 18 posições); Salvador (avançou 16 posições) e enquanto Fortaleza (registrou um crescimento de 15 posições). A capital cearense, portanto, ficou quarto lugar entre as variações positivas no ranking de Educação.
Segundo o indicador, na educação são levados em consideração quatro fatores: razão entre matrículas em creche e o total de crianças de 0 a 3 anos; razão entre matrículas em pré-escola e o total de crianças de 4 a 5 anos; Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb) no Ensino Fundamental I e Ideb do Ensino Fundamental II.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A secretária municipal da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, destaca que diversas iniciativas têm sido empreendidas para ampliar o acesso da população à educação e a aprendizagem dos estudantes. “Temos uma política estruturada de educação, com um currículo inovador, investimentos em melhorias no parque escolar e trabalhamos sempre com o objetivo de garantir o aprendizado de todos os estudantes. Para o alcance desse objetivo, temos investido fortemente na formação e valorização profissional dos nossos educadores. A estrutura física dos espaços, materiais e insumos pedagógicos e a oferta de vagas, especialmente na etapa creche, também são fundamentais: em quatro anos, entregamos mais de 160 obras concluídas para a comunidade escolar de Fortaleza, com um investimento de quase R$ 500 milhões”.
A Rede Municipal de Ensino de Fortaleza mais que duplicou o quantitativo de matrículas na etapa creche (crianças de 6 meses a 3 anos) nos últimos 12 anos. Atualmente, são 25.556 crianças matriculadas nessa faixa etária, contra as 10.593 registradas no ano de 2012. Desde 2021, foram criadas 7.109 novas vagas na etapa creche da Rede Municipal de Ensino e, segundo o Censo Escolar 2023, Fortaleza é a 3ª capital do Brasil com maior número de matrículas de creches.
A razão entre matrículas em creche e o total de crianças de 0 a 3 anos era de 18% em 2010. Em 2023, este número foi para 38,8%. Já na pré-escola, a razão entre matrículas e o total de crianças de 4 a 5 anos saiu de 87,6% em 2010 para 96,8% em 2023.
De acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, Fortaleza superou as metas projetadas pelo Ministério da Educação (MEC) quando se fala em educação no Ensino Fundamental. A avaliação em leitura e matemática dos alunos de Fortaleza teve média geral de 5,9 nos anos iniciais (1º a 5º anos) e 5,2 nos anos finais (6º a 9º anos).
No ano de 2011, o Ensino Fundamental I tinha a pontuação de 4,2 nos anos iniciais. A Rede Municipal de Ensino alcançou 5,9 em 2023. Já no Ensino Fundamental II a pontuação saiu de 3,5 em 2011 para 5,2 em 2023.
Leia também| Evento organizado pelo Grupo Mulheres do Brasil mobiliza atletas e cidadãos em prol da causa feminista