O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos-Ce) alerta os consumidores para o aumento do preço do diesel, que deve ser reajustado em até R$0,08 neste mês de setembro. O aumento deve ocorrer pela nova regulamentação da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que entrou em vigor desde o dia primeiro deste mês, que determina aumento da mistura do biodiesel no diesel S10 e S500, de 10% para 12%.
A mistura do biodiesel no Diesel B faz parte da Política Nacional de Biocombustíveis (Renovabio) e começou em 2005, com um percentual de mistura de 2%. Ao longo dos anos, o percentual foi aumentando, chegando aos atuais 12%, com previsão de chegar em 15% de biodiesel no diesel comercializados nas bombas dos postos de combustíveis
Para o assessor de assuntos econômicos do Sindipostos-Ce, Antônio José, a medida vai prejudicar toda a sociedade. “O aumento do preço do diesel não influencia somente os condutores de veículos. Tudo sobe, principalmente os alimentos, pois o plantio e colheita é feito com máquinas que utilizam diesel. A justificativa da ANP é a ambiental, mas no momento de crise que estamos vivendo, temos que pensar no povo”, afirma.
Ainda segundo Antônio, o preço do diesel influencia diretamente no INPC e IPCA, índices que medem a inflação brasileira, elevando assim o custo e a qualidade de vida da população brasileira. Em comparação, as misturas do biodiesel no Diesel B é 6% nos Estados Unidos, 7% na Europa e 5% no Japão.
Os sindicatos de postos revendedores de combustíveis da região Nordeste publicaram uma nota de repúdio ao aumento, ressaltando a necessidade da redução da mistura para pelo menos 5%, diminuindo assim o valor do diesel nas bombas em cerca de R$0,27.
Leia também | MPCE deflagra operação de combate à fraudes em licitações em municípios do Ceará