A Prefeitura de Fortaleza prorrogou as inscrições da chamada pública para o Edital de Cultura Tradicional Popular, que disponibiliza o montante de R$ 1.386.000,00. As inscrições seguem até o dia 27 de setembro deste ano, por meio do Mapa Cultural de Fortaleza. Inicialmente, o prazo estava previsto para encerrar no dia 13 de setembro.
Além da prorrogação do prazo, o edital passou por duas alterações. O item 2.6 do certame foi retificado, possibilitando que outros segmentos não mencionados no edital sejam contemplados, na categoria “outras expressões”. Foi ainda excluída a letra “K” do item 5.5.1 e a letra “L” do item 5.5.2 referentes ao anexo IV, não sendo mais necessária a apresentação da Carta de Anuência da Escola Pública Municipal de Fortaleza.
O edital é destinado aos Maracatus de Fortaleza, aos realizadores da Festa de Iemanjá, Escolas de Samba, Afoxés, Blocos, Cordões, Quadrilhas Juninas (Adulta e Infantil), Festivais Junino, Pastoril, Reisado, Bumba Meu Boi, Dramista, Lapinha, Grupos de Projeção, Artesanato Popular, Culinária Tradicional Cearense, Literatura de Cordel, Violeiros e Repentistas.
A iniciativa tem o objetivo de selecionar e apoiar projetos artísticos culturais de cultura tradicional popular em formatos diversos, como oficinas, cursos, apresentações, performances, seminários, aulas, produção de documentários, contação de história ou outras propostas, desde que os produtos e materiais de mídia dialoguem com a temática das Culturas Tradicionais Populares e ocorram em plataformas digitais.
O secretário da Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, explica que a realização do Edital de Cultura Popular é uma demanda da população e uma conquista da classe artística. “A Prefeitura de Fortaleza buscou priorizar nesse momento, de adversidades e desafios impostos pela crise sanitária, os artistas que mantém viva as tradições populares da nossa cidade. Este edital é de suma importância pois propõe suprir com o recurso disponibilizado todos os eventos de Cultura Popular do calendário da capital cearense que não tiveram execução presencial em 2021 devido à pandemia”, ressalta.
Confira o passo a passo para inscrição
As inscrições ocorrerão, preferencialmente, pela plataforma do Mapa Cultural de Fortaleza ou na sede da Central de Licitações da Prefeitura de Fortaleza (CLFOR), localizada na Avenida Heráclito Graça, nº 750, Bairro Centro, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h.
Poderão participar proponentes que comprovem a atuação e experiência em Cultura Tradicional Popular nos últimos dois anos, na cidade de Fortaleza, com exceção dos Grupos de Projeção, que comprovarão os últimos cinco anos. Cada proponente somente poderá inscrever um projeto.
Os contemplados deverão apresentar como produto, duas apresentações/ações formativas, sendo que uma das ações deverá ser formativa, como contrapartida, beneficiando uma escola pública do município de Fortaleza, com exceção dos Maracatus que farão três apresentações/ações formativas, sendo duas alusivas às Tradições Carnavalescas e uma apresentação alusiva ao Projeto “Todo Dia 25 é Dia de Maracatu”.
Leia também | Paulo Rodrigo lança segundo clipe do projeto Orgulho de Ser Cearense
Edital de Cultura Tradicional Popular
Período de inscrição: 27 de agosto a 27 de setembro
Confira o edital
Confira o formulário de inscrição