A Pinacoteca do Ceará destaca oficinas de dança e colagem, yoga para crianças e adultos e visitas mediadas em Libras na programação desta semana. Visitas temáticas nas exposições, com ação formativa, e uma nova instalação sonora também estão abertas ao público, além de uma imersão artística que une visitação à exposição da fotógrafa Claudia Andujar e oficina de colagem. O museu integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante.
A multiartista cearense Larissa Ribeiro conduzirá a oficina “Da Vivência ao Movimento” na quarta-feira (20), às 16h. A atividade faz parte da programação do 2º Festival Afrocearensidades e tem como objetivo proporcionar um espaço de trocas e experimentações partindo de vivências, memória e ancestralidade. A oficina estimula o pensamento sobre o processo de criação em torno da composição poética em dança e oferece 20 vagas, a serem ocupadas por ordem de chegada.
Também na quarta-feira, o público é convidado para a atividade “Yoga ao pôr do sol”. A prática da Hatha Yoga será conduzida por Gleici Barbosa a partir das 17h30 no pátio da Pinacoteca do Ceará. São 20 vagas a serem ocupadas por ordem de chegada, com materiais do museu. Mas, caso os visitantes queiram trazer seus tapetes para participar da prática, haverá espaço para acomodá-los com conforto.
Na quinta-feira (21), às 16h, o museu realiza a Visita Temática “Cintilações da Dança Onírica”, na exposição “Claudia Andujar. Minha Vida em Dois Mundos”. A atividade, com Liza Maria, busca perceber o corpo como sonho, em uma visita sensorial e relaxante. Após visitar a mostra, o público é convidado a deitar ou sentar sobre travesseiros, ouvir o som e tentar se perceber no espaço enquanto estado de sono. A vivência é inspirada na forma como o sonho é concebido pelo povo yanomami, cuja história e cultura foram amplamente documentadas pela fotógrafa. A classificação indicativa é de 12 anos.
Na sexta-feira (22) e no sábado (23), a Pinacoteca do Ceará realiza visitas mediadas em Libras, das 15h às 16h, com o arte educador Leo Tomaz. As visitas dialogam com as exposições em cartaz a partir de uma perspectiva da comunidade e da cultura surda. Para participar, basta comparecer à recepção da Pinacoteca do Ceará 15 minutos antes do horário ofertado e fazer sua inscrição. São 20 vagas por grupo, a serem ocupadas por ordem de chegada.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Sábado (23) é dia de Visita Temática + Ateliê: Corpo-Tempo, às 15h. A atividade promove uma experiência de fotografia e colagem experimental que convida os participantes a explorar os conceitos de corpo em suas diversas configurações, utilizando as fotografias para representar suas visões sobre identidade. A atividade tem classificação indicativa de 12 anos.
Ainda no sábado (23), o público pode participar da ação “Fazendo arte como não podia quando era criança”, a partir das 14h. Conduzida pela artista plástica Alexia Ferreira, a atividade contará inicia com uma visita à exposição “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” e segue com brincadeiras de infância como de elástico e videogame e com uma oficina de colagem. Trata-se de um projeto de arte-educação que une ancestralidade, arte e brincadeira e busca entender a fase da infância de pessoas negras que foram expostas a responsabilidades de um indivíduo adulto, não desenvolvendo a criatividade. São 30 vagas, a serem ocupadas por ordem de chegada.
Uma nova edição do Yoga para Crianças acontece no domingo (24), a partir das 10h, com condução de Gleici Barbosa. Pensada para crianças a partir dos 4 anos de idade, a atividade oferece 20 vagas por ordem de chegada e acontece no Ateliê 1.
Também no domingo, os pequenos podem criar ilustrações e colagens no “Ateliê Criança Cria: Neptuno Rei dos Mares – Antonio Bandeira e suas paisagens”. A atividade, voltada para crianças a partir de 4 anos, os convida a navegar e descobrir, junto com o Rei dos Mares, as naturezas presentes na exposição “Amar se Aprende Amando”. O Ateliê Criança Cria acontece às 15h e oferece 15 vagas para crianças acompanhadas.
Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 165 mil visitantes.
O Governo do Ceará lança o 2º Festival AfroCearensidades em celebração ao mês da Consciência Negra, por meio da Secretaria da Igualdade Racial (Seir) e da Secretaria da Cultura (Secult) em parceria com o Instituto Mirante e o Instituto Dragão do Mar. Com o tema “Na Ginga dos Saberes Ancestrais”, o festival traz ampla programação distribuída entre equipamentos culturais do Estado.
O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 20 a 24 de novembro
> Quarta-feira, 20.11
16h às 17h
Oficina “Da Vivência ao Movimento”
Com Larissa Ribeiro
Onde: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Livre
Acessível em Libras
20 vagas, por ordem de chegada
> Quarta-feira, 20.11
17h30 às 18h30
Yoga ao pôr do sol
Método Hatha Yoga, com Gleici Barbosa
Onde: Pátio da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
20 vagas, por ordem de chegada
> Quinta-feira, 21.11
16h às 17h
Visita temática “Cintilações da Dança Onírica”
Onde: exposição “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” Classificação indicativa: 12 anos
Acessível em Libras
> Sexta-feira, 22.11
15h às 16h
Visita mediada em Libras
Com Leo Tomaz
Onde: exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em português
20 vagas, por ordem de chegada
> Sábado, 23.11
15h às 16h
Visita mediada em Libras
Com Leo Tomaz
Onde: exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em português
20 vagas, por ordem de chegada
> Sábado, 23.11
15h às 17h
Visita Temática + Ateliê: Corpo-Tempo
Com Andrea Dalveroni e Beatriz Dantas
Onde: exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará e Ateliê 3 Classificação indicativa: 12 anos
Acessível em Libras
> Sábado, 23.11
14h às 18h
Fazendo arte como não podia quando era criança
Com Alexia Ferreira
Onde: Ateliê 1 e Pátio da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: 12 anos
> Domingo, 24.11
10h às 11h
Yoga para Crianças
Com Gleici Barbosa
Onde: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará
Para crianças a partir de 4 anos
Acessível em Libras
20 vagas, por ordem de chegada
> Domingo, 24.11
15h às 16h
Ateliê Criança Cria: Neptuno Rei dos Mares: Antonio Bandeira e suas paisagens
Com Amanda Oliveira e Lígia Bessa
Onde: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará
Para crianças a partir de 4 anos
Acessível em Libras
15 vagas para crianças acompanhadas
> Todas as atividades são gratuitas.
> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.
“Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” – até 29 de dezembro de 2024
Mostra “Bonito Pra Chover”:
“Amar se Aprende Amando”
Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará
Instalação Enxame [essaim] – Felix Blume – até 1º de dezembro
Visitas de quarta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 9h às 17h.
Leia também| Fiocruz Ceará sedia o 1º Encontro Internacional de Saúde Digital