

"Descanso Poente”, do artista plástico cearense Claudio Cesar | Foto: divulgação
13 de novembro de 2025 – A 17ª edição da Exposição Coletiva de Obras de Arte Amigos em Ação será aberta no próximo dia 18 de novembro, reafirmando o compromisso da Alessandro Belchior Imóveis com a promoção da cidadania, da solidariedade e da valorização da arte como instrumento de transformação social. A mostra, que já é uma das mais tradicionais do calendário cultural cearense, une artistas, colecionadores e público em uma iniciativa que impacta dezenas de instituições filantrópicas.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A campanha Amigos em Ação chega a mais uma edição consolidada como um dos principais movimentos sociais do Estado, reforçando a importância da responsabilidade coletiva diante das vulnerabilidades sociais. Neste ano, a obra-tema da exposição é a tela “Descanso Poente”, do artista plástico cearense Claudio Cesar, que estará em destaque no salão cultural da Alessandro Belchior Imóveis, na Avenida Desembargador Moreira, 629. A abertura está marcada para o dia 18 de novembro, às 19h.
Além da tela principal, o público poderá conferir pinturas, desenhos, gravuras, fotografias, colagens e esculturas de 75 artistas locais e de projeção nacional. Os trabalhos permanecerão expostos gratuitamente até 4 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.
Todas as obras foram doadas por artistas e colecionadores e integrarão o 22º Leilão de Obras de Arte Amigos em Ação, que acontecerá no dia 13 de dezembro, a partir das 12h, no Hotel Gran Marquise. Entre os participantes estão nomes como Stênio Burgos, Mino, Edismar Arruda, Vando Figueirêdo, Totonho Laprovítera, Hirma Castro, Expedito Lima, Vlamir de Sousa, Ascal, Sergei de Castro, Ramon Rocha, Welton Silva, além dos fotógrafos Léo Henriques, Andréa Bezerra, Bia Boblitz e Germano Belchior.
Os lances para a obra-tema e para as demais peças já estão abertos pelo telefone (85) 3466.4303 ou pelo site da Montenegro Leilões.
Paralelo à exposição, a campanha mobiliza conselheiros e associados para a doação de alimentos. Cada participante deve contribuir com pelo menos 60 kg de alimentos não perecíveis, que beneficiarão sete instituições: Lar Torres de Melo, Hospital Psiquiátrico São Vicente de Paulo, Lar Amigos de Jesus, Obra Lúmen, Movimento Saúde Mental, Nosso Lar Saúde Mental e Associamigos de Aquiraz. Os três maiores doadores receberão troféus de reconhecimento.
Com 33 anos de atuação, o Amigos em Ação já apoiou mais de 100 entidades e distribuiu mais de 755 toneladas de alimentos. Para 2025, a meta é superar o volume de 40 toneladas arrecadadas.
O movimento também mantém, desde 2004, o projeto Educação para o Trabalho e a Cidadania, que atende crianças e jovens de comunidades de Aquiraz. Uma das iniciativas mais emblemáticas é a Banda de Pífaros Juventude Amigos em Ação, formada por cerca de 50 jovens músicos.
Tags: Amigos em Ação, Exposição de Arte, Mostra Coletiva, Alessandro Belchior Imóveis, arte cearense, artistas plásticos, solidariedade, cidadania, leilão de arte, Claudio Cesar, Descanso Poente, cultura cearense, responsabilidade social, projetos sociais, doação de alimentos, instituições filantrópicas, arte e transformação social, Fortaleza, cultura, ação social, leilões, Montenegro Leilões, Hotel Gran Marquise, artes visuais, eventos culturais, voluntariado, banda de pífaros, Aquiraz, projetos comunitários