O fim de semana vai ser de artes do picadeiro em Jaguaribe, primeira das 10 cidades a receber o 10º Festival Internacional de Circo do Ceará – FICC, nos dias 6 e 7 de julho (sábado e domingo). Na terça-feira será a vez de Quixeré. Nesta edição comemorativa de 10 anos, o Festival de Circo fará dois circuitos, cada um deles passando por cinco cidades.
Jaguaribe abre o Circuito Leste, com programação sábado e domingo a partir das 19h, na Praça Senador Fernandes Távora, com atrações do Ceará, de Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro, e uma atração com artistas do Brasil e da Argentina. Na sequência, o festival aporta na Praça da Matriz de Quixeré na terça-feira (9), também às 19h, com atrações locais e nacionais.
Depois, no dia 20, será a vez de Aquiraz, e nos dias 26 e 27 de julho, o festival estará na praia de Canoa Quebrada, em Aracati, cidades do Litoral Leste. Fechando o primeiro roteiro, no dia 9 de agosto o festival chega a Jijoca de Jericoacoara, na Costa do Sol Poente, no Litoral Oeste cearense.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Com o segundo circuito, que será entre outubro e novembro, a 10ª edição do Festival Internacional de Circo do Ceará terá ao todo 30 dias de programação e mais de 100 apresentações para públicos de todas as idades. Em cena, atrações locais, nacionais e internacionais, somando 68 grupos selecionados, com mais de 100 artistas envolvidos de vários estados e países. Toda a programação tem acesso gratuito.
JAGUARIBE
Local: Praça Senador Fernandes Távora
Dia 06 (Sábado) – 19h
“O circo só” – Cia. Tem Sim Sinhô (Juazeiro do Norte – CE)
“Laborioso contato: um palhaço anuncia o fim do mundo” – Trupe Motim de Teatro (Quixeré – CE)
“Um curto-circuito de risos” – Palhaço Gambiarra (Pernambuco)
“Show da Percha” – Circo do Asfalto (São Paulo)
Dia 07 (Domingo) – 19h
“A explosão” – Palhaça Bombinha (Rio de Janeiro)
“Autômato programado para divertir” – Orlângelo Leal (Itapipoca – CE)
“Circo do K’Os – Os Clássicos da palhaçaria” – K’Os Coletivo (Fortaleza – CE)
“Tudo junto e misturado” – Circo Muamba (Brasil/Argentina)
“Consultinha e o Caveirão” – Palhaço Consultinha (Aracati – CE)
QUIXERÉ
Local: Praça da Igreja Matriz
Dia 09 de Julho (Terça-feira) – 19h
“Toinho e as gigantes criaturas” – Cia Carcará (Quixeré – CE)
“Ch@furdo” – Dona Zefinha (Itapipoca – CE)
“Um curto-circuito de risos” – Palhaço Gambiarra (Pernambuco)
“Show da Percha” – Circo do Asfalto (São Paulo)
O Festival celebra a arte circense em todas as suas formas e manifestações, em picadeiros, palcos e praças de cidades do Litoral Leste ao Oeste cearense, colocando, definitivamente, o Ceará no circuito dos grandes festivais do gênero do mundo, sendo, desde então, uma plataforma vital para o crescimento e a promoção do circo, tanto no Ceará como no Brasil. O Festival de Circo integra a Rede de Festivais de Arte e Cultura do Ceará – Rede FACE.
O 10º Festival Internacional de Circo do Ceará é apresentado pelo Ministério da Cultura e Governo do Estado, por meio Secretaria da Cultura (Secult Ceará). Conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n. 195/2022) e apoio cultural da Enel Distribuição Ceará, através do Edital Mecenas. Patrocínio da Rede Itaú, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. É uma realização da Iluminura Produtora Cultural, Funarte, Ministério da Cultura e Governo Federal.
10° Festival Internacional de Circo do Ceará – FICC [Circuito Litoral Leste]: de 06 de julho a 09 de agosto em Jaguaribe (6 e 7/7), Quixeré (9/7), Aquiraz (20/7), Canoa Quebrada, em Aracati (26 a 27/7), e Jijoca de Jericoacoara (9/8). Site: www.festivaldecircoceara.com. Redes sociais: Instagram @festivalcircoceara e Facebook @festivaldecircodoceara. Contatos: (85)98850-0006, (85)99904-8082 e festivaldecircoceara@gmail.com.
Leia também| Flamengo derrota Cruzeiro para se isolar na ponta do Brasileiro