logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Ensino Superior: Centro Universitário oferece mais 900 vagas para cursos, palestras e oficinas gratuitas
Ensino Superior Centro Universitário oferece mais 900 vagas para cursos, palestras e oficinas gratuitas
20/01/2023
Chuva: Adconce reforça as ações para evitar problemas nos condomínios
Chuva Adconce reforça as ações para evitar problemas nos condomínios
20/01/2023
Exibir tudo

Contingência Prefeitura de Fortaleza anuncia Plano Integrado com as Ações para a Quadra Chuvosa 2023 As ações serão realizadas de forma integrada por diversas secretarias municipais

Contingência: Prefeitura de Fortaleza anuncia Plano Integrado com as Ações para a Quadra Chuvosa 2023

Objetivo é diminuir o impacto das chuvas na infraestrutura urbana e na rotina da população de Fortaleza | Foto: Alex Costa

A Prefeitura de Fortaleza divulgou, nesta quinta-feira (19/01), o Plano Integrado com as Ações para a Quadra Chuvosa 2023. A partir da integração de diferentes órgãos da esfera municipal e estadual, as medidas anunciadas contemplam estratégias preventivas, como o reforço na limpeza de recursos hídricos e serviços de drenagem, o plano de contingência, que abrange o monitoramento de áreas de risco e pontos de alagamento da Capital, como também ações assistenciais.

Durante o anúncio, o prefeito José Sarto relatou que a Prefeitura de Fortaleza já realizou, durante os dois primeiros anos da gestão, ações preventivas com o objetivo de minimizar o impacto das chuvas na infraestrutura urbana, além de priorizar obras de drenagem, pavimentação e saneamento em comunidades mais vulneráveis.

“No ano passado, já realizamos ações preventivas de limpeza de bueiros e canais, nas quais foram preenchidos mais de 1.500 caminhões com lixo e entulho recolhido. Além disso, temos o Proinfra, que leva pavimentação, drenagem e saneamento básico para diversas comunidades de Fortaleza. Ao todo, são mais de 400 ruas transformadas e 80 mil pessoas impactadas. Quem visita as comunidades beneficiadas pelo projeto percebe logo a diferença”, defendeu Sarto.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

O titular da Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), Ferruccio Feitosa, corroborou com o prefeito Sarto e pontuou que a população também tem um papel importante na minimização dos impactos da quadra chuvosa. “Como destacado pelo prefeito Sarto, a gestão realizou diversas ações de prevenção em rios e canais, bem como de saneamento e drenagem. Por meio do Proinfra, nós resolvemos, em dois anos, problemas enfrentados há décadas por algumas comunidades. Também estamos orientando a população para que seja seguido o cronograma da coleta de lixo domiciliar, pois essa participação é importantíssima para evitar alagamentos”.

Além de estratégias no âmbito da prevenção, contingenciamento e assistência, a Prefeitura de Fortaleza também prevê estruturas para o gerenciamento e acompanhamento do Plano. É o caso do Comitê Municipal da Quadra Chuvosa, que atuará de plantão e contará com um representante de cada órgão municipal. O objetivo é dar agilidade à atuação nas ocorrências.

A gestão também conta com o Comitê Intersetorial de Controle às Arboviroses, instituído pelo Decreto 13.995, em abril de 2017. A iniciativa possibilita a intersetorialidade de ações contra o vetor Aedes Aegypti e envolve aspectos educacionais e fiscalizadores.

Para nortear as ações do Plano, a Prefeitura ainda utilizará de sistemas como o de Alertas da Defesa Civil, onde é possível observar pontos de atenção e mapeamento das ocorrências, e o videomonitoramento, utilizado para o monitoramento de áreas de risco, acompanhamento de ocupações irregulares e pontos de alagamento.

Ferruccio frisou ainda a importância do Comitê Municipal da Quadra Chuvosa, garantindo que a equipe tem capacidade para agir de forma rápida e eficaz.

“O Comitê conta com recursos de videomonitoramento. Com esta tecnologia, nós podemos agir mais rápido e minimizar problemas. Além disso, entre os órgãos do Estado, temos a Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos), que nos entregará um estudo sobre as chuvas na Capital para que possamos fazer esse monitoramento de forma ainda melhor. Lembrando que Fortaleza teve, em 2022, o maior volume de chuvas registrado desde o início da série histórica realizada pela Fundação”, destacou.

Leia também | Ministro do TSE aceita abertura de ação eleitoral contra Bolsonaro

Ações Preventivas

As ações preventivas para a quadra chuvosa em Fortaleza ocorrem durante todo o ano e são intensificadas nos meses que antecedem o início do período. Divididas em quatro áreas (limpeza, infraestrutura, desobstrução e árvores), elas reúnem ações de limpeza de recursos hídricos, desobstrução de bocas de lobo e canais, obras de pavimentação e drenagem, e poda e recolhimento de árvores.

Só no ano passado, por meio de uma parceria entre Secretaria de Gestão Regional (Seger), Defesa Civil de Fortaleza e Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor), 140 canais e lagoas foram limpos de maneira manual e mecânica e cerca de 9 mil bocas de lobo desobstruídas, resultando em um total de 86,5 toneladas de material retirado da rede de drenagem urbana e dos recursos hídricos. Esse montante equivale a 7.216 caminhões basculantes.

Dentre os recursos hídricos que receberam intervenções de limpeza estão os canais 3 de Junho (Barroso), Jardim Violeta (Barroso), do Cuca Jangurussu (Jangurussu), do Lagamar (São João do Tauape), do Aracapé (Mondubim) e a Lagoa Ilha Dourada (Quintino Cunha) e o sangradouro da Lagoa de Messejana.

Somado a isso, 11.826 mil árvores também passaram por poda ou recolhimento, sendo 11.282 podas e 544 recolhimentos de árvores caídas. Com caráter preventivo, as ações, realizadas pela Urbfor, buscam reduzir os riscos de queda de árvores e a quebra de galhos.

De forma a diminuir o impacto das chuvas nas vias públicas da capital, a Prefeitura de Fortaleza investiu em ações de pavimentação, drenagem e calçadas. De janeiro a dezembro de 2022, mais de 1,1 milhão de m² foi recuperado, contemplando 1.080 vias de Fortaleza. A iniciativa representa um aumento de 112% no número de vias recuperadas, ao ser comparado com o ano de 2021, quando a gestão municipal recuperou cerca de 521 m².

Outro destaque das ações de pavimentação, foi a realização do Pacote de Recuperação Asfáltica, que teve o objetivo de recuperar de maneira emergencial vias públicas danificadas pelas chuvas. Ao final de 100 dias, a Prefeitura de Fortaleza recuperou 575,3 m², em 92% dos bairros da cidade. As ações em pavimentação são realizadas pelas secretarias de Gestão Regional, Conservação e Serviços Públicos (SCSP).

Uma importante ação da Prefeitura de Fortaleza, ainda no sentido de melhorar a drenagem e saneamento da capital, é o Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento de Fortaleza (Proinfra). Até agora, foram investidos mais de R$ 514 milhões em obras de infraestrutura viária, onde 411 ruas já receberam obras de urbanização com a construção de sistema de drenagem, com galerias e bocas de lobo, pavimentação com blocos em concreto e novas calçadas. Para este ano, a Prefeitura de Fortaleza deverá investir R$ 171 milhões em obras de infraestrutura viária pelo programa. As ações prevalecem em bairros com mais baixo índice de desenvolvimento humano (IDH), concentrados principalmente nas Regionais 5 e 6.

O programa conta com financiamento do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e recursos do Tesouro Municipal.

Samuel Dias, titular da Seinf, ressaltou o caráter social do Proinfra. “O Proinfra tem resolvido problemas das áreas mais necessitadas da cidade. Eram locais em que, quando se saía da porta de casa, já se pisava direto na lama. Agora, essas pessoas têm sido beneficiadas com uma drenagem igual a que aplicamos na avenida Beira-Mar. E essa é uma das orientações do prefeito Sarto, fazer a Prefeitura chegar às áreas mais carentes e atender a quem mais precisa.

Além das ações nos quatro setores, a Prefeitura também realiza o diagnóstico de possíveis áreas inundáveis, com avaliação predial e notificação de edificações. A iniciativa é realizada pela Defesa Civil de Fortaleza. Já pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), é realizado o mapeamento prévio dos principais pontos da cidade, suscetíveis a registrar alagamento.

A Secretaria Municipal de Saúde realiza visitas a mais de 900 mil imóveis por meio de visitas dos Agentes de Controle de Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS). O objetivo é prevenir o surgimento de focos de vetores causadores da dengue, zika e chikungunya.

Leia também | “Experiências Ibiapaba” destaca a importância turística e econômica dos engenhos de Viçosa do Ceará

Plano de Contingência

Veja a apresentação

Trânsito

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) elaborou protocolos de emergência para minimizar os impactos no tráfego durante a quadra chuvosa. Haverá acompanhamento, em tempo real, via videomonitoramento para atendimento rápido das ocorrências viárias.

As ações da autarquia terão o suporte operacional de agentes de trânsito e orientadores de tráfego. Além disso, serão executados ajustes do tempo dos semáforos próximos aos desvios e vias que estiverem parcialmente alagadas.

Limpeza de recursos hídricos

A Prefeitura de Fortaleza disponibilizará um efetivo de 267 pessoas, dividido em 16 equipes voltadas para o serviço de limpeza de canais e seis equipes para a execução da limpeza de bocas de lobo. As ações contarão com o reforço de 21 equipamentos, sendo 16 caçambas, duas retroescavadeiras, duas escavadeiras hidráulicas e um caminhão multiuso.

A Urbfor também manterá equipes preparadas para o atendimento de ocorrências de queda de árvores.

Defesa Civil

A Defesa Civil estará a postos para o registro e atendimento de ocorrências via 190 (Ciops), onde a população poderá alertar sobre riscos de desabamento e inundações.

Ações assistenciais

Em caso de famílias desalojadas ou desabrigadas, a gestão municipal também está preparada para o atendimento. Por meio da Defesa Civil, a Prefeitura de Fortaleza poderá distribuir mantas, lonas, cestas básicas e outros itens. Equipamentos públicos, como a Rede Cuca, também estarão disponíveis para o acolhimento das famílias.

A prefeitura ainda poderá fazer o encaminhamento das pessoas atingidas a políticas como o aluguel social, abrigo solidário ou programa de locação social, quando necessário.

Por meio da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), a gestão conta com cuidadores e educadores sociais para o acompanhamento das famílias, além de fornecer alimentação.

Na Saúde, os atendimentos de casos de arboviroses ocorrerão diariamente nos 116 postos de saúde de Fortaleza e nas 6 unidades de pronto atendimento (UPAs). Caso seja decretada epidemia de arbovirose, a SMS contará com 20 postos de saúde retaguarda de suporte, distribuídos em todas as regionais da Capital, que irão realizar observação de casos mais instáveis, ou de grupos de risco, e coleta de exames laboratoriais.

Leia também | EDP lança planta de Hidrogênio Verde no Ceará

Energia Limpa EDP lança planta de Hidrogênio Verde no Ceará
Compartilhar

Artigos Relacionados

Política: Alece aprova projetos que destinam imóveis para saúde e estímulo à economia

Plenário da Assembleia Legislativa do Ceará durante sessão que aprovou projetos voltados ao desenvolvimento econômico e ao fortalecimento da saúde no interior do Estado | Foto: Júnior Pio

10/02/2026

Política: Alece aprova projetos que destinam imóveis para saúde e estímulo à economia Medidas autorizam doação de bens para atração de empresas e cessão de imóvel para fortalecer a saúde no Sertão de Crateús


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Segurança Pública STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/01/2026

    Davi Santiago – Sonho & Negócios Comentado em Empreendedorismo Empresário mirim fundou sua primeira empresa aos 11 anos e já está de olho no mercado global

  • 11/01/2026

    Mari Santos Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 10/01/2026

    Maria lima da Cunha Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 07/01/2026

    NATANAEL RIBEIRO JUNIOR Comentado em Finanças: Aposentados têm até 14 de fevereiro para pedir ressarcimento de descontos indevidos do INSS

  • 30/12/2025

    14 barraqueiros são investigados por agressão a turistas em disputa de R$ 30 | Mundo Libertário (dezembro 30, 2025) Comentado em Violência: Polícia intima agressores e interdita barraca após espancamento de turistas em Porto de Galinhas

  • 11/12/2025

    Vasco e Fluminense: a histórica rivalidade que promete pegar fogo nas semifinais da Copa do Brasil - Portal da Curiosidade Comentado em Futebol: Fluminense e Vasco duelam por vaga na final da Copa do Brasil 2025; relembre confrontos históricos

Últimas Notícias

  • Política: Alece aprova projetos que destinam imóveis para saúde e estímulo à economia0
    Política: Alece aprova projetos que destinam imóveis para saúde e estímulo à economia Medidas autorizam doação de bens para atração de empresas e cessão de imóvel para fortalecer a saúde no Sertão de Crateús
    10/02/2026
  • Política: Brasil mantém segunda pior nota histórica em índice global de percepção da corrupção0
    Política: Brasil mantém segunda pior nota histórica em índice global de percepção da corrupção País soma 35 pontos no Índice de Percepção da Corrupção 2025, ocupa a 107ª posição entre 182 países e segue abaixo da média mundial, aponta Transparência Internacional
    10/02/2026
  • Saúde: Anvisa investiga pancreatite em usuários de canetas emagrecedoras e alerta para riscos do uso sem prescrição0
    Saúde: Anvisa investiga pancreatite em usuários de canetas emagrecedoras e alerta para riscos do uso sem prescrição Casos suspeitos incluem seis mortes no Brasil; especialistas apontam fatores como obesidade, perda rápida de peso, uso irregular e circulação de produtos falsificados
    10/02/2026
  • Política: Elmano anuncia Cid Gomes e Camilo Santana como coordenadores de campanha à reeleição0
    Política: Elmano anuncia Cid Gomes e Camilo Santana como coordenadores de campanha à reeleição Governador faz declaração durante entrega de escola profissionalizante em Missão Velha, no Cariri
    10/02/2026
  • Saúde: Governo inicia vacinação nacional contra dengue com imunizante do Butantan0
    Saúde: Governo inicia vacinação nacional contra dengue com imunizante do Butantan Campanha começa com profissionais da atenção primária do SUS e marca a entrada da primeira vacina de dose única contra os quatro sorotipos da dengue no sistema público
    09/02/2026
  • Estética e saúde mental: quando o espelho vira pressão0
    Saúde: Estética e saúde mental: quando o espelho vira pressão Especialistas alertam para impactos de padrões irreais de beleza e defendem procedimentos estéticos aliados ao equilíbrio emocional
    09/02/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas