O retorno das atividades presenciais reaqueceu uma série de setores, principalmente o varejo que, além de reabrir as portas das lojas físicas, também está voltando a presenciar os grandes eventos nacionais e mundiais do segmento, que promovem a vivacidade que apenas encontros presenciais podem oferecer.
Neste ano, a NRF 2023, maior encontro do varejo mundial e que reuniu especialistas e representantes das gigantes do segmento dos quatro cantos do mundo em janeiro, em Nova York, já trouxe a concretização das altas expectativas do setor.
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Para Camila Salek, fundadora e diretora de Inovação da Vimer Retail Experience, referência em varejo e visual merchandising, a própria temática da NRF, o ‘Back to Basics’, chama atenção. Para ela, o mote dessa discussão é um retorno a base do que realmente significa atuar em varejo e isto está diretamente conectado ao olhar da marca para o seu entorno, para as pessoas — seus colaboradores e consumidores — e para a comunidade em geral. Este é muito do princípio da visão estratégica da Vimer em 2023, o Varejo Hiperfísico.
A especialista expõe como a tendência observada no evento, em Nova York, atua na prática: “Uma loja que me chamou muito a atenção foi a “H&M de bairro”, em Williamsburg, com o tema MOVE, voltado para a prática de atividades esportivas. a loja — que muda sua temática e de 4 a 12 semanas– é um verdadeiro espaço de conexão social, equipada com espaços para treino e teste dos produtos, aulas gratuitas para a comunidade ao entorno e uma excelente curadoria de produtos para pratica de esporte e atividades voltadas ao bem-estar”, exemplifica.
Outro evento que traz inovações para o setor é a Euroshop, que acontece a cada três anos e é referência para o profissional varejista. Sediada na Alemanha, será realizada a partir de 26 de fevereiro e contará com os principais profissionais de varejo do mundo, incluindo Camila Salek.
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Para a especialista, a realização de estudos e pesquisas pelo mundo é fundamental para a Vimer nutrir uma visão estratégica e inovadora e para a criação de projetos de arquitetura e campanhas de ativação para as marcas.
“Presenciar a NRF, o SXSW, a Semana de Design de Milão, a Euroshop e outros grandes eventos, nos ajuda a manter um olhar constante e atualizado para a inovação em toda a nossa cadeia de entrega, desde as estratégicas que levamos para as marcas na manutenção e construção de diálogo com seus públicos, passando também pelos ativos e tecnologias que levamos para a aplicação tática dos projetos. O varejo exige este estudo e atualização constantes.”, reforça Camila.
Entre os vários exemplos de aplicação desses insights na elaboração e campanhas e na construção da experiência em espaços físicos, Camila cita a marca de moda Loungerie. Em um projeto dentro de uma loja laboratório da marca, a Vimer Retail Experience criou a ativação Máquina da Sorte. Quem passava pela loja, poderia interagir com a vitrine: com a aproximação da mão no sensor, a máquina gira 3 figuras e, caso as três saírem iguais, a pessoa ganhava um prêmio Loungerie, que era conferido e autenticado a partir do código gerado.
Outro projeto recente de ativação criado pela Vimer, foi a criação de um projeto de vitrine com borboletas cenográficas em movimento, o ícone central da marca Rommanel, “o despertar de sentido faz parte do varejo hiperfísico, envolvendo diversão e ludicidade, fortes aliados no uso de lojas físicas como espaço de mídia e construção de posicionamento de uma marca”, explica Salek, complementando”. Está na hora do varejo liderar conversas importantes sobre as próximas projeções, tendências para o mercado e fazemos isso através de diálogos dentro da jornada de experiência do consumidor nas lojas físicas”, avalia a especialista.
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