

EUA recomendam cautela a cidadãos no exterior em meio a escalada de tensão entre Israel e Irã | Foto: Reuters/Fortune/Gary Hershorn—Getty Images
23 de junho de 2025 — O Departamento de Estado dos Estados Unidos emitiu um alerta de segurança mundial nesta segunda-feira (23 de junho de 2025), recomendando que cidadãos norte-americanos no exterior redobrem a cautela diante do agravamento do conflito entre Israel e Irã.
A medida foi tomada após os recentes ataques aéreos envolvendo instalações nucleares iranianas, realizados no fim de semana pelos Estados Unidos, e que causaram interrupções de voos e fechamento temporário do espaço aéreo em diversos países do Oriente Médio.
O alerta está disponível no site oficial do Departamento de Estado e também foi publicado nos sites das embaixadas dos EUA ao redor do mundo.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Segundo o comunicado, há potencial para manifestações contra cidadãos e interesses norte-americanos em diversos países. Por isso, a recomendação é para que todos mantenham alto nível de cautela, evitem áreas de risco e se mantenham informados pelos canais oficiais.
Apesar de não citar diretamente os ataques aos complexos nucleares de Fordow, Natanz e Esfahan, o alerta ocorre dois dias após os bombardeios dos EUA às instalações iranianas, realizados no sábado (21), como retaliação aos avanços nucleares do Irã.
O aviso de segurança também orienta os cidadãos norte-americanos a consultarem o Aviso de Viagem, que traz:
O documento ainda detalha quais ações o governo norte-americano pode ou não realizar em situações de crise no exterior, especialmente em áreas de conflito.
Na sequência do ataque liderado pelos EUA, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) convocou uma reunião emergencial nesta segunda-feira (23), em Viena, para discutir os riscos de escalada do conflito.
No Conselho de Segurança da ONU, também reunido neste domingo (22), o secretário-geral António Guterres classificou os ataques como “uma mudança perigosa em uma região que já está em crise”, alertando para o risco de colapso diplomático e instabilidade regional.
Leia também | Israel ataca acessos à instalação nuclear de Fordow no Irã, diz Exército
Tags: alerta de segurança mundial, Estados Unidos, Departamento de Estado, conflito Israel Irã, ataques nucleares, segurança internacional, cidadãos americanos, espaço aéreo fechado, ONU, AIEA, crise no Oriente Médio