

Expansão da conectividade: 5G, fibra óptica e satisfação dos consumidores em alta | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Nove em cada dez brasileiros já têm acesso à telefonia móvel, conforme dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), divulgados neste sábado (5), em celebração ao Dia das Telecomunicações.
A pesquisa revela que a maior parte desses usuários está concentrada nas capitais e regiões metropolitanas. Atualmente, 4.363 municípios contam com infraestrutura de fibra óptica, garantindo maior velocidade, estabilidade e eficiência energética aos serviços de telecomunicações.
Outro destaque é a presença da tecnologia 5G em 1,3 mil municípios brasileiros. Com o avanço do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), a previsão é que o 5G chegue aos mais de 5,5 mil municípios do país. O programa também prevê a expansão da tecnologia 4G para 6,8 mil distritos, vilas e áreas rurais afastadas dos grandes centros.
De acordo com Hermano Tercius, secretário de Telecomunicações da Anatel, o principal desafio é levar conectividade de qualidade para regiões de difícil acesso, além de promover o letramento digital da população.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A Anatel também divulgou os resultados da 10ª edição da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida, realizada entre julho e novembro de 2024, com 64 mil consumidores de serviços de telecomunicações.
Mais de dois terços dos entrevistados declararam estar satisfeitos ou muito satisfeitos com os serviços de telefonia fixa, celular (pré e pós-paga), internet e TV por assinatura. Ainda assim, mais de 10% se mostraram insatisfeitos.
A pesquisa revelou que o 4G continua sendo a rede mais utilizada, mas cresce a percepção de uso da rede 5G, especialmente entre os usuários de celular pré-pago e pós-pago. No caso da internet fixa, 78% dos consumidores utilizam fibra óptica.
Entre os usuários de telefonia fixa, 16% ainda a utilizam como principal meio de comunicação dentro de casa, especialmente entre pessoas com maior idade, menor renda e, majoritariamente, do sexo feminino.
Já entre os assinantes de TV por assinatura, 67% afirmaram usar o serviço diariamente.
A pesquisa é realizada anualmente e está disponível para consulta no portal da Anatel.
Leia Também |Dívida pública no Brasil: entenda os riscos e as estratégias para manter o controle fiscal