A Prefeitura de Fortaleza ampliou a faixa etária liberada para a aplicação da vacina contra a Covid-19 sem a necessidade de agendamento prévio. A partir desta quarta-feira (04/08), pessoas residentes na Capital, a partir de 40 anos de idade, que ainda não receberam a primeira dose de qualquer uma das vacinas incluídas no Plano Nacional de Imunização (PNI), podem buscar os centros de vacinação que possuem primeira dose. Mas antes, é preciso confirmar o cadastro na plataforma site Saúde Digital.
O cadastro é feito por meio da internet. Após a confirmação da efetivação do cadastro por e-mail, o fortalezense pode buscar um dos locais de vacinação ativos na Capital, sem a necessidade de aguardar a convocação do agendamento.
A Capital iniciou a aplicação em livre demanda por faixa etária a partir dos 90 anos, passou para 60, depois 50 anos, anteriormente estava disponibilizando o benefício a partir de 45 anos de idade e, agora, ampliou para os que possuem a partir de 40 anos.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) esclarece que a expansão da livre demanda por faixa etária está condicionada ao envio de mais doses por parte do Ministério da Saúde (MS).
A campanha contra a Covid-19 em Fortaleza conta atualmente com 109 pontos de vacinação. São 100 postos de saúde, cinco centros de vacinação (shoppings RioMar Fortaleza e Riomar Kennedy, Shopping Iguatemi, Centro de Eventos e Sesi Parangaba), além dos quatro Cucas (Barra do Ceará, Jangurussu, Mondubim e José Walter).
Leia também | Artistas cearenses gravam vídeos para Campanha do MPCE
1) Acesse o site https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br
2) Selecione a opção “Ainda não tenho cadastro”
3) Identifique-se preenchendo corretamente seus dados
4) Nesta etapa do cadastro, deve ser informado se a pessoa está acamada
5) Confirme seus dados e crie uma senha de acesso ao cadastro
6) Verifique o e-mail de confirmação
7) Finalize o cadastro e aguarde seu agendamento (para a população abaixo de 45 anos, que precisa ser convocada para comparecer para a aplicação das doses).
Ao comparecer ao centro de vacinação é necessário apresentar documento de identidade com foto, CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e comprovante de residência.
Leia também | Médicos apontam aumento da miopia durante a pandemia