O governador do Ceará, Camilo Santana, informou nesta quinta-feira (05/08), por meio do Twitter, o cancelamento de todo o processo de aquisição da vacina russa Sputnik V. O motivo para a desistência seria a burocracia imposta pela Anvisa para a continuidade do processo de compra, que já se arrasta há meses.
“Isso ocorre devido a novas limitações impostas pela Anvisa, do Governo Federal, que desde o começo desse processo tem colocado sucessivas barreiras para efetivação da importação da vacina.
O Consórcio formado pelos 9 governadores da Região Nordesre prévia a compra de 37 milhões de doses da Spitnik V. Desse total, segundo o governador Camilo, 5.5 milhões de.doses seriam destinados ao Ceará.
Camilo lamentou a interrupção do processo de compra: “A Suptnik V, que está sendo usada em 69 países e tem eficácia comprada de 91,6% seria mais uma vacina para ajudar a salvar a vida de milhares de brasileiros e brasileiras”. E complementou: “Diante da lentidão do Governo Federal no fornecimento de vacinas para os estados, temos buscado todas as formas de aquisição direta junto aos laboratórios para acelerar a vacinação, principalmente com a ameaça da nova variante Delta”.
Segundo Camilo, o Governo do Ceará busca acelerar a vacinação da população com a compra direta de imunizantes produzidos no Brasil, que já estão autorizados pela Anvisa e que fazem parte do Plano Nacional de Imunização (PNI): “Seguimos firmes agora para a aquisição de mais 3 milhões de doses da CoronaVac para os cearenses, através de contrato direto com o Instituto Butantã. Repito e tenho dito: só descansarei quando todos os cearenses estiverem vacinados”, concluiu.
Leia também | Aplicativo Mais Saúde Fortaleza notifica agendamento da vacinação