

Com o decreto estadual em vigor, o toque de recolher permanece de 0h às 5h | Foto: divulgação/Agefis
A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), com o apoio da Guarda Municipal, vai reforçar as ações de fiscalização com o objetivo de conter o avanço de contaminações pela Covid-19, com a chegada da variante Delta ao Ceará. A partir de sexta-feira (13/08), as ações serão reforçadas nos shoppings, restaurantes, barracas de praia e demais locais, durante todo o fim de semana.
De acordo com o Decreto nº 15.078, as atuais regras foram prorrogadas sem avanço e o toque de recolher permanece de 0h às 5h. Esta semana, de segunda-feira a quarta-feira (09 a 11/08), foram realizadas 438 fiscalizações e 30 autuações no protocolo de prevenção à Covid-19. Nas ações de combate às aglomerações, três eventos foram encerrados e três estabelecimentos interditados.
“Continuamos com todos os esforços no combate ao coronavírus. Apesar dos números estarem caindo, as internações e mortes diminuindo, nós temos essa nova variante Delta, que tem casos confirmados na nossa cidade. Portanto, precisamos continuar com nossos cuidados de prevenção à contaminação pela Covid”, destacou a superintendente da Agefis, Laura Jucá.
A Prefeitura ressalta a importância do apoio da população para que respeitem os protocolos sanitários, como o distanciamento social, e para que os estabelecimentos realizem o controle do número de pessoas que acessam os ambientes, disponibilizando álcool em gel, aferindo a temperatura na entrada e fiscalizando o uso obrigatório de máscaras.
“Fortaleza está vacinando em um ritmo excelente. O prefeito Sarto e toda a equipe da Secretaria da Saúde do Município está se empenhando para garantir a vacinação de todos. Hoje, temos mais de 80% dos fortalezenses vacinados com pelo menos uma dose. Isso nos dá um alento muito grande, mas temos que ser realistas com a nova variante, que não queremos que se espalhe pelo nosso Estado e nossa cidade. As fiscalizações não param e estamos reforçando para que a gente vença de maneira definitiva”, completou o secretário da Segurança Cidadã, Coronel Holanda.
A ação fiscalizatória ocorre por meio de denúncias e de busca ativa nos estabelecimentos comerciais e logradouros públicos, sempre atenta aos dados epidemiológicos das Secretarias de Saúde e da Vigilância Sanitária.
As operações contam com a participação da Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam), da Guarda Municipal de Fortaleza (GMFor), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA).
Denúncias de irregularidades podem ser feitas por meio do aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e iOS), pelo site da Agefis e do telefone 156.
Leia também | TRF-5 dispensa passageiros de comprovar vacina contra a Covid para desembarcar no Ceará