

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram registradas rajadas de vento entre 50 e 70 km/h em várias cidades gaúchas, e até 90 km/h no leste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná | Foto: Metsul/Divulgação
28 de julho de 2025 — Um ciclone extratropical formado no Rio Grande do Sul mantém o tempo instável nesta segunda-feira (28) nos três estados da Região Sul, com registro de pancadas de chuva moderada e ventos de até 90 km/h em algumas áreas. O fenômeno também avança sobre o Sudeste, causando transtornos em cidades como São Paulo.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram registradas rajadas de vento entre 50 e 70 km/h em várias cidades gaúchas, e até 90 km/h no leste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Em São Paulo, a capital amanheceu com chuva forte e ventania. Houve queda de árvore sobre um veículo na zona leste da cidade. O Inmet mantém alerta laranja de vendaval com ventos entre 60 e 100 km/h para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná, válido até o fim do dia.
Também está em vigor um alerta laranja para ventos costeiros, abrangendo o litoral do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e parte do Espírito Santo. Esse aviso segue até o fim da terça-feira (29). O instituto ainda alerta para o risco de queda de granizo, especialmente em áreas serranas.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Em São Paulo, a partir de terça-feira (29), as temperaturas devem cair. A mínima prevista é de 10 °C, podendo chegar a 8 °C na quarta-feira. No interior do estado, no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, o tempo se mantém firme, com presença de sol e sem previsão de chuva.
Leia também | Sistema Faec/Senar realiza Dia de Campo em Ibaretama com foco em forrageiras para o semiárido
Tags: ciclone no sul, ventos fortes, alerta Inmet, tempo instável, previsão do tempo, vendaval no Sul, ciclone extratropical, frio em São Paulo, chuvas no Nordeste, tempo seco Centro-Oeste, risco de granizo, Inmet