O governador Camilo Santana assinou, nesta terça-feira (21/9), durante live semanal com internautas, a convocação imediata de mais 60 professores aprovados no concurso público da Secretaria da Educação (Seduc). Agora, dos 2.500 novos professores previstos no concurso, 2.400 foram convocados. Os 100 restantes devem ser chamados até o fim deste ano. “Por conta de uma lei federal que nos restringe a chamar apenas em caso de vacância, para substituição. Neste instante, eu assino o processo que autoriza a chamada imediata desses professores”, disse o governador.
Outro anúncio da transmissão foi a proposta de criação da política estadual de proteção aos animais no Ceará. Após a assinatura, o projeto de lei segue para a Assembleia Legislativa do Ceará. “Institui a Política Estadual de Proteção Animal, que regulamenta, protege e pune maus-tratos. Esta é uma das ações de uma série que em breve vamos anunciar”, informou Camilo Santana.
Ainda na área ambiental, o governador sancionou a lei que amplia o Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio. Unidade de Conservação (UC) completou 24 anos de criação recentemente e, com a nova lei, a área de preservação ambiental teve um crescimento de 44%, passando dos atuais 3.320 para 4.790,16 hectares.
Camilo Santana listou a agenda do Governo do Ceará na última semana e começou por esta terça-feira (21/9), informando sobre o lançamento de um pacote de medidas para incentivar a retomada da economia no Ceará. “Vamos gerar emprego para as pessoas. O setor produtivo é quem dinamiza a economia e o papel do Estado é dialogar, estimular, incentivar e desburocratizar. E é isso que estamos fazendo aqui”, afirmou o governador.
O governador também prestou contas sobre a entrega do Centro de Educação Infantil (CEI) Professor Genuíno Francisco de Sales, no Grande Bom Jardim, em Fortaleza, na segunda-feira (20/9), e sobre o pacote de investimento de R$ 198 milhões no Programa Sinalize.
Outro compromisso importante da semana foi a assinatura de Memorando de Entendimento do Governo do Ceará com a Neoenergia para a implantação de um projeto de mobilidade urbana com utilização de veículos para transporte público movidos à hidrogênio verde. “Seguimos pioneiros e acreditando no projeto da energia limpa que é o hidrogênio verde, e com isso o Ceará será referência no segmento”, disse Camilo.
Destaque ainda para a inauguração de três novas Areninhas nas cidades de Caridade, Meruoca e São Luís do Curu. Agora, são 236 campos de grama sintética implantados pelo poder público na capital e no interior e tem mais: “Dia 4 de outubro vamos assinar a ordem de serviço para a construção de mais 300 novas areninhas”, pontuou.
Leia também | Mais de 22 mil prisões realizadas no Ceará em 2021 impactam na redução de crimes graves
Entre as questões dos internautas, o governador respondeu dúvidas sobre a pandemia, novas vacinas, e obras a serem entregues para a população.
Perguntado sobre a variante delta, Camilo Santana apontou que, até o momento, o Ceará possui 122 casos registrados. “A Sesa continua monitorando, com uma equipe no aeroporto, a principal entrada de turistas no Estado, com testagem gratuita. O que percebemos é que a variante delta não tem repercutido nos dados da pandemia no Ceará, pois continuamos com baixo número de casos e de óbitos. Com esta condição de melhora, já autorizamos a volta da capacidade de 100% das salas de aulas, e teremos um evento-teste no Castelão. Tudo isso porque estamos avançando fortemente na vacinação. Nesta quarta-feira (22) estarei no Instituto Butantan para fazer uma tratativa de compras de vacinas para o Ceará”, ressaltou o governador.
Sobre a segunda dose (D2) da Astrazeneca, Camilo lembrou que o Ceará recebeu esta semana um total de 90.500 doses do imunizante, que foram repassados aos municípios exclusivamente para D2.
Questionado sobre a inauguração da Pefoce e da Escola de Ensino Profissional de Crateús, Camilo listou não apenas essas duas entregas, que estão próximas. “A sede da Pefoce está praticamente pronta, faltando apenas equipamentos e o pessoal. A escola está bem perto da conclusão, ainda sem prazo, mas acredito que ainda este ano entregaremos. Além disso, vamos entregar a Ciopaer, temos a Estrada da Produção, e novos investimentos a serem anunciados em breve. O hospital, que compramos na cidade, em breve será reformado para atender toda a região”, explicou.
A respeito do destino dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), informou: “Já foi dado ganho de causa ao Ceará, não tem contestação. O governo federal tem até maio do ano que vem para pagar o Estado do Ceará. Meu compromisso é investir 100% desses recursos na educação, sendo que 60% para os professores, e outros 40% em novas escolas, reformas e equipamentos”.
Para a cidade Itapipoca, Camilo enumerou que entregará em breve novo mercado, Pefoce, campus da Uece e que já assinou ordem de serviço para nova estrada na região, ligando a cidade à CE-085, em Trairi.
Camilo relembrou que o Governo do Ceará disponibiliza um número exclusivo para o Whatsapp das Estradas, o (085) 9-8404.9800. “Bata uma foto, mostre a situação da sua estrada, mas também quando estiver recuperado, mande também os elogios. Sobre o trecho Varjota-Reriutada, ela já foi licitada com um investimento de quase R$ 17 milhões, e deverá iniciar em 10 a 15 dias. Vamos cumprir os prazos burocráticos e legais, assinar o contrato e começar as obras”, disse Camilo, que aproveitou para pedir celeridade das empresas que venceram licitações das estradas. Pelo Pacote de Recuperação das Rodovias, 19 trechos tiveram os serviços de pavimento concluídos e 12 estão com intervenções em andamento.
Sobre o Teleférico de Barbalha, Camilo falou que saiu a licença de operação, e agora estão sendo feitos testes para a validação. “O gerenciamento será feito pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), e todos já foram contratados, é um belo equipamento, e não é só isso. Temos a sede com lojas, cafés, uma trilha a ser explorada, um passeio com o mirante. É mais um equipamento turístico importante, para desenvolver economia, gerar emprego e renda aos cearenses e em breve estará liberado ao público em geral”, detalhou.