A Mocidade Alegre é a campeã do Carnaval 2023 de São Paulo. A escola venceu pela 11ª vez e quebrou um jejum de nove anos sem levantar o troféu, o último título foi em 2014. A disputa foi acirrada e o resultado só foi definido depois da nota do último jurado do último quesito, Fantasia.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
No total, a Mocidade somou 270 pontos. Mancha Verde, Império de Casa Verde e Acadêmicos do Tatuapé, segunda, terceira e quarta colocadas, respectivamente, ficaram com 269,9 pontos. A Dragões da Real, que ficou em quinto lugar, somou 269,8 pontos.
A apuração dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval 2023 de São Paulo aconteceu no Sambódromo do Anhembi, na tarde desta terça-feira (21). Presidentes e diretores das 14 agremiações estavam presentes.
Quinta a desfilar pela passarela, a Mocidade Alegre levou para o sambódromo a trajetória do moçambicano Yasuke, o primeiro samurai negro da história do Japão. O nome do guerreiro foi apresentado ao público no começo do espetáculo. Cada letra foi escrita em taikos, tambores orientais, que eram girados em 180° que, após o movimento, revelavam a palavra “morada”, apelido da escola.
O último carro alegórico, com um menino negro segurando um origami e um livro, trouxe a mensagem que todas as crianças, assim como Yasuke, podem ser quem elas desejam. E foi esse sentimento que atingiu Tiago Modesto, de 13 anos, que teve o rosto gravado em uma das fantasias usadas pela Mocidade no desfile.
Ao lado de sua mãe, Andrea Modesto, coordenadora da ala das crianças da agremiação, ele contou à reportagem que é gratificante – e também “maneiro” – ter o rosto em uma fantasia. “Ainda mais quando se fala da história de um samurai”, diz o garoto, que desfila pela Mocidade desde os 6 anos. “O (desfile) desse ano foi um dos mais especiais”.
Leia também | Ives Castelo Branco é eleito o novo presidente do IBEF-CE