Até a próxima sexta-feira (06/08), mais de 1.200 permissionários que comercializam produtos nos quiosques, areia da praia e na feirinha da Avenida Beira Mar recebem treinamento para atender melhor os clientes. São barraqueiros, ambulantes, camelôs, feirantes e educadores físicos, entre outros profissionais, que assistem a aulas gratuitas pela internet sobre gestão e transações financeiras.
Cada turma tem carga horária de 20h/aula. O processo de qualificação oferece ferramentas direcionadas à gestão do empreendimento e transações financeiras. Além disso, os empreendedores participaram de um módulo de 2h de Boas Práticas de Higienização e Alimentação, em parceria com Vigilância Sanitária do Município; outro também de 2h para um Plano de Gerenciamento de Resíduos com a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis); e um de 30 minutos sobre orientação de crédito com o Crediamigo.
A capacitação é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), em parceria com a Regional 2. De acordo com o prefeito José Sarto, a formação compõe conjunto de ações do Município com o objetivo de estimular o empreendedorismo.
“Estamos incentivando e qualificando o trabalho destes empreendedores e empreendedoras que trabalham na nossa Beira-Mar, a Beira-Mar de todos. Neste contexto de retomada das atividades econômicas, a capacitação vai proporcionar melhor atendimento a fortalezenses e turistas”, afirmou Sarto.
A coordenadora de Empreendedorismo e Sustentabilidade de Negócios da SDE, Solange Freire, ressalta que os módulos trouxeram também conhecimentos sobre marketing, inovação, investimentos, precificação e atendimento ao cliente. “Os permissionários agora estão prontos para receber os turistas e fortalezenses da melhor forma possível, com uma preços justos e produtos de qualidade”, reforçou.
Leia também | Edital de concurso abre 2 mil vagas para soldado da Polícia Militar do Ceará
O secretário da Regional 2, Rennys Frota, ressalta ainda, que as estruturas turísticas não são mais meramente locais para se tirar fotos, mas aqueles que as pessoas vão pela experiência de se estar num local agradável, o que perpassa pelo serviço.
“A gente desenvolveu uma capacitação anterior ao processo de regularização de todas estruturas econômicas ao entorno da Beira Mar, de forma que eles possam retomar as atividades. O que a gente garante é que o profissional que vai trabalhar terá condições adequadas para tratar todos os públicos, de maneira que a gente entende estar contribuindo com a melhor experiência do uso da beira mar”, ressaltou.
Um dos permissionários beneficiados é o pipoqueiro Cristiano Silva, do projeto Meu Carrinho Empreendedor, que trabalha na Beira Mar desde 2015. Ele contou que a capacitação permitiu a troca de experiências com cerca de 50 outros permissionários que participaram da mesma turma.
“A gente que trabalha na Beira Mar está exposto a todo tipo de público. Nas aulas, cada um tinha seu jeito de pensar e o seu negócio, então fomos nos ajudando. Os professores também tinham um grande conhecimento sobre os temas. Então para mim, que sei vender, mas não sei tanto de gestão financeira, aprendi umas dicas boas que já posso praticar aqui. Foi muito bom para todos, era necessário, muitos estavam enferrujados e a expectativa é a melhor possível a partir de agora, afirmou.”
Outra pessoa que aproveitou a oportunidade foi Manuela de Souza. No ponto de vendas de acarajé que era originalmente da mãe há mais de 35 anos, agora gerenciado por ela, Manuela colocou em prática os aprendizados renovados sobre precificação após as aulas. “Foi uma capacitação muito interessante, um curso de gestão muito bacana, no qual eu dei muitas sugestões. Participei de uma das primeiras turmas, e espero que as pessoas que participaram também coloquem em prática o que aprendemos lá”.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira, além da Beira-Mar, mais 25 mil empreendedores em todas as regionais estão sendo contemplados com capacitação neste ano de 2021 até o mês de julho de 2022 por meio do projeto Fortaleza Capacita. Os beneficiados também receberão consultoria de negócios com acompanhamento via WhatsApp.
“Dessa forma, mais pessoas poderão se tornar empresários com negócios mais desenvolvidos e terão melhores condições de receber todos nós não somente na Beira-Mar, mas em toda a Cidade”, disse.
As capacitações são realizadas em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae), oferecendo mensalmente, capacitações e consultorias gratuitas voltadas para pessoas acima de 18 anos, que sejam empreendedores ou desejem montar seu próprio negócio. O convênio de cooperação técnica terá duração inicial de 12 meses.
Leia também | Confiança empresarial aumenta 3,1 pontos em julho, diz FGV
Contato SDE
Telefone 0800 081 4141
WhatsApp (85) 9 8439.4982 (não recebe ligações)
E-mail: fortalezacapacita@sde.fortaleza.ce.gov.br.
Inscrições: https://fortalezacapacita.fortaleza.ce.gov.br/.