O controle da moeda na era digital, o preço dos combustíveis, a recuperação da economia e educação financeira são alguns assuntos publicados em forma de artigo no Boletim do Economista, edição julho a setembro de 2021, que tem a assinatura editorial do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE).
“Temos uma coletânea de artigos escritos pelos homenageados em razão do dia do economista. São publicações que tratam de assuntos relacionados a criptomoedas, impacto sobre a tributação nas empresas do nordeste, educação financeira, entre outros assuntos contemporâneos relacionados à atualidade e cotidiano, como alteração do preço dos combustíveis, por exemplo, ou seja, são assuntos atuais e de impactos na sociedade”, disse o presidente do Conselho, Ricardo Coimbra.
O texto “A contribuição do setor de serviços para a recuperação da economia cearense no pós-pandemia” é assinado pelo jornalista Giuliano Villa Nova. A publicação “A tempestade perfeita do preço dos combustíveis” é de autoria do jornalista Victor Ximenes; enquanto o texto “O controle da moeda na era digital: Um desafio à Ciência Econômica”, tem a assinatura do economista Davi Azim.
Já a publicação “Extinção de incentivos fiscais impactam Nordeste” é assinada pela economista Izabel Colares Maia; “Finanças Pessoas na juventude”, é de autoria da economista Darla Lopes, e “A música baiana e a teoria econômica” é assinado pelo economista Osvaldo Araújo.
Para acessar o Boletim do Economista na íntegra, CLIQUE AQUI.
“Atualmente estamos vivendo um cenário de tempestade inflacionária, em função do aumento dos preços dos combustíveis que dispararam em 2021. Apenas esse ano, de janeiro a setembro, a majoração acumulada foi de 32% e por isso se tornou um dos assuntos mais comentados. Mesmo diante de todo um quadro de discussão de reforma tributária esse assunto não teve a atenção merecida. E esse cenário inflacionário também atingiu outros produtos essenciais como alimentos de primeira necessidade, energia elétrica e outros. Uma situação que demanda cuidado e atenção por parte dos governantes e da população em geral”, disse Desirée Mota, conselheira efetiva e organizadora da Comissão Editorial.
Leia também | PF e Receita combatem contrabando de cigarros em operação no Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo