

Espaços ociosos da malha viária são transformados em áreas convidativas e seguras à circulação de pedestres | Foto: Marcos Moura
As Praças Vivas surgem como exemplos de intervenções que estimulam o bem estar e dão mais cores à cidade ao incentivar a convivência urbana. Na Capital, a medida já modificou a realidade em 15 bairros: Centro, Jardim Iracema, Jacarecanga, Padre Andrade, Parque Araxá, Rodolfo Teófilo, Montese, Parreão, Barroso, Conjunto Palmeiras, Mondubim, Conjunto Ceará, Vicente Pinzón, Jardim América e Serrinha.
O cruzamento da Av. Jovita Feitosa com a Rua Frei Marcelino, no Parque Araxá, foi um dos pontos que recebeu contornos de inovação com urbanismo tático, implantação de mobiliário, limpeza, sinalização e melhoria da iluminação. “Tudo ali era muito perigoso. Os carros passavam em alta velocidade. Achei ótimo transformar esse espaço em um equipamento de lazer. Aqui minha filha pode brincar com os amigos com segurança, sem medo de ser feliz”, afirma a comerciante Marília Magalhães.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Do outro lado da Capital, na Av. Desembargador Gonzaga, o também comerciante Narcélio Barros cultiva o hábito de passear pela Praça Viva da Cidade dos Funcionários para acompanhar o crescimento dos frutos plantados. “Tenho orgulho de dizer que participei desse projeto. Além de pintar o muro, plantei três cajueiros, uma tangerina e uma siriguela. Gosto de observar o desenvolvimento dessas plantações. É gratificante saber que eu, de certa forma, ajudei a criar uma opção de lazer sem custos para as pessoas aproveitarem”, ressalta.
De acordo com o superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Antônio Ferreira, cabe ao poder público investir em infraestruturas seguras para quem se locomove a pé. “O importante é termos um olhar para quem é mais vulnerável no trânsito e a partir desta concepção executar ações que propiciem mais segurança ao pedestre”, reforça.
Nas Praças Vivas, com materiais de baixo custo, os moradores podem usufruir de um ponto de encontro com qualidade. “Com o local revitalizado, diminuímos o risco de criminalidade e reduzimos os sinistros de trânsito, fazendo a diferença na vida da população”, acentua o gestor.
Dando continuidade a esse projeto, a AMC pretente implantar Praças Vivas nos bairros Itaperi, Papicu, Antônio Bezerra, João XXIII, Barroso, Pici e Couto Fernandes. As solicitações podem ser feitas pelo site e aplicativo AMC Trânsito ou ainda nas centrais de atendimento presenciais na própria sede do órgão, no Vapt-Vupt de Messejana e Antônio Bezerra, Central da Cidadania da Câmara dos Vereadores e na Casa do Cidadão do Shopping Iguatemi Bosque.
Leia também | Tremores de terra sacodem a Região Norte do Ceará