

Audiência aconteceu em Baturité. | Foto: Divulgação
Nesta sexta (19/08), pela manhã, uma audiência pública, realizada na Faculdade do Maciço de Baturité, debateu as “Políticas Públicas de Gestão de Resíduos Sólidos e Consórcios Públicos”. O evento foi fruto de uma parceria entre a Frente Parlamentar pelos Consórcios Públicos de Manejo de Resíduos Sólidos, a Associação das Gestões Ambientais Locais do Estado do Ceará (AGACE), Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) e Consórcio Associação Pública dos Municípios do Maciço de Baturité para o Saneamento Ambiental (AMSA). Foi o nono evento deste tipo, que deverá ser realizado nas 14 macrorregiões do Estado. Acrísio Sena, presidente da Frente Parlamentar e proponente do evento, anunciou que a décima audiência será em Várzea Alegra, dia 26. “Nossa meta é publicizar a política de reciclagem nos municípios, contribuindo para erradicar os cerca de 300 lixões do Estado”.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Na mesa, o titular da SEMA, Artur Bruno; o deputado estadual Acrísio Sena (PT), que conduziu os trabalhos; Elano Damasceno, presidente da AGACE; Izabella Fernandes, prefeita de Guaiúba; Patrícia Jacaúna, presidente da AMSA; Iran Pereira, secretário do Meio Ambiente de Capistrano; e Antônia Mendes, representante da Rede de Catadores. O evento teve ainda participação de secretários de meio ambiente municipais, técnicos, catadores e representantes dos consórcios da região.
Bruno fez um pequeno histórico sobre a evolução da Política Estadual de Resíduos Sólidos. “Os municípios precisam evoluir nos seus consórcios. A nossa política valoriza as políticas pré-aterro, inclusive apoiando os catadores, que têm um papel fundamental neste processo”, afirmou. Antônia Mendes, por sua vez, agradeceu o reconhecimento dos catadores como agentes ambientais. Iran Pereira e Patrícia Jacaúna falaram da importância da ajuda dos poderes públicos e do envolvimento da sociedade. “Queremos trabalhar de forma participativa”, explicou Patrícia.
Elano Damasceno reforçou a necessidade do envolvimento dos prefeitos. “Reduzir a produção de resíduos e investir na reciclagem é a chance que temos para acabar os lixões. Uma das tarefas da Frente Parlamentar é justamente viabilizar Emendas para bancar equipamentos e iniciativas dos consórcios. A prefeita Izabella pediu a união de todos para ter êxito na missão. “Todo município tem problemas graves gerados pelos lixões”, ressaltou.
Leia também |Nova pavimentação da CE-522 é entregue em Russas