O barco experimental Energy Observer, chega ao Brasil em novembro, com uma parada inédita em Fortaleza- CE, trazido pela Qair, empresa francesa de energias renováveis com sede na capital cearense. A parada faz parte de uma odisseia mundial que teve início em 2017, partindo de Saint-Malo, na França. A embarcação ficará ancorada no mar cearense por cerca de duas semanas, sendo esta, a 83ª escala de sua jornada de oito anos ao redor do mundo.
A embarcação estará atracada no Marina Park Hotel, entre os dias 16 e 24/10, em evento organizado pela Qair, que conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará, da Prefeitura de Fortaleza, da empresa cearense CSI e de outras e empresas patrocinadores do Projeto Energy Observer, como a Air Liquide, Toyota e Grupo Accor.
Desenvolvido a partir de um premiado catamarã, o Energy Observer é um laboratório para a transição ecológica e foi projetado com uma inovadora arquitetura energética para testa, em condições extremas, os limites das mais promissoras tecnologias de emissão zero. O sistema energético do Energy Observer abrange três fontes de energia renováveis (solar fotovoltaica, energia eólica e hidrelétrica) e dois tipos de armazenamento (baterias de íons de lítio e hidrogênio). O navio produz hidrogênio diretamente a bordo, por eletrólise da água do mar. As soluções são experimentadas, testadas ao limite e otimizadas para tornar a energia limpa uma realidade concreta e acessível a todos.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
“Energy Observer é uma plataforma experimental para as energias de amanhã. Uma embarcação inteligente e revolucionária que navega sem prejudicar o planeta. Sua propulsão elétrica é alimentada por energias renováveis, incluindo sol, vento e água. Mas o que a torna única é sua capacidade armazenar energia sob a forma de hidrogénio
Produzido a partir da água do mar, tecnologia que lhe permite navegar com total autonomia. Hoje, é necessário dar sentido à inovação, colocá-la ao serviço dos desafios que a humanidade enfrenta.” Afirma Victorien Erussard, capitão e fundador do Energy Observer.
Durante a parada de Fortaleza, além da visitação programada ao Energy Observer, os convidados poderão experimentar as exibições sobre transição energética e sobre a cultura oceânica, que acontecerão no domo reticulado do projeto Qair Experience, e dentro do Ônibus de Experiências da Qair.
O espaço Qair Experience, construído a partir de um reticulado estrutural de madeira, tem como proposito a divulgação do tema Transição Energética. O espaço abrigará exposições imersivas sobre o assunto. O Qair Experience contará também com a exposição de grupo gerador estacionário a base de hidrogênio, desenvolvido pela empresa francesa EODev. O equipamento é fruto de tecnologia desenvolvida e testada para a propulsão do barco Energy Observer.
Jorge Borrell, CEO da Qair Brasil, comenta com entusiasmo a vinda do barco ao Ceará. “A Qair se orgulha de trazer o Energy Observer ao mar cearense. A vinda do primeiro barco movido a hidrogênio verde ao Brasil representa um marco em nossa jornada e reforça nosso compromisso inabalável com a sustentabilidade e a transição energética. Estamos empenhados em liderar o caminho em direção a um futuro mais limpo, onde as energias renováveis desempenham um papel central em nossa sociedade. É a nossa responsabilidade coletiva transformar nossas visões em ações concretas, e estou confiante de que juntos, construiremos um mundo mais verde e sustentável para as gerações futuras.” Afirma Borrell.
A Qair Brasil é a subsidiária brasileira do grupo Qair, de origem francesa, com operações em 21 países e mais de 30 anos de atuação no mercado de energias renováveis. Sua carteira de projetos ultrapassa 10 GW em fontes renováveis, com 600 MW já em operação comercial, representando um investimento de R$ 2,8 bilhões. A Qair Brasil está em processo de implementação de um grande projeto solar no Ceará, com capacidade de 420 MW. Além disso, possui operações em energias eólica e solar no Ceará, com o complexo Serrote e Serra do Mato, totalizando cerca de 330 MW de energia eólica e 101 MW de energia solar. No Rio Grande do Norte, o complexo eólico Afonso Bezerra tem capacidade de 160 MW. Além do portfólio em energias, a Qair realiza ações de responsabilidade socioambiental e ESG por meio do Instituto Qair, centralizando suas iniciativas sustentáveis.
Visita Energy Observer em Fortaleza
Datas: 16 a 24 de novembro
Abertura da vila expositiva: somente convidados
Endereço de ancoragem e exposição Qair Experiense: Marina Park Hotel, Fortaleza
*A embarcação estará visível, mas não terá visitação aberta ao público, apenas convidados (autoridades, imprensa, escolas, universidades e demais parceiros).
Leia também| Espetáculo O Amor e o Diabo traz Hemetério Segundo de volta aos palcos