

A operação promete recuperar o asfalto de mais de mil vias públicas da capital | Foto: Kiko Silva/PMF
A Operação de Recuperação Asfáltica 2021 já realizou a melhoria do pavimento de 258 ruas e avenidas de Fortaleza. Ao todo foram restaurados 174.491,21 m² de área. A ação iniciou no mês de junho deste ano e ocorre em todas as Regionais de Fortaleza com serviços de microdrenagem e recuperação do asfalto das vias públicas. Além de facilitar a mobilidade, o trabalho garante mais segurança ao tráfego do transporte público, pedestres, ciclistas e veículos.
A operação é realizada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Gestão Regional (Seger). Até o fim da execução do plano, serão investidos R$ 40 milhões com a recuperação de mais de 500 mil m² de área distribuídos entre 1.053 vias, sendo 53 avenidas e vias de grande fluxo e outras mil vias secundárias. As principais avenidas e os grandes corredores de ônibus estão sendo atendidos prioritariamente. Em seguida, as ações ocorrem nos binários e vias que possuem ciclovias ou ciclofaixas e, num terceiro momento, serão atendidas as principais vias secundárias dos bairros da capital cearense.
A definição da ordem de prioridade para a execução dos serviços de recuperação do asfalto tem como base a intensidade do fluxo de veículos, por meio de dados da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). Além disso, para agilizar o processo e facilitar a operação, os bairros da Capital foram organizados em 27 microáreas.
Para solicitar o serviço, a população pode entrar em contato com a Central 156, por telefone ou aplicativo, ou ainda abrir processo diretamente na Secretaria Regional do bairro onde mora.
Barra do Ceará, Pirambu, Meireles, Aldeota, Pirambu, Álvaro Weyne, Cidade 200, Cocó, Cidade 200, Edson Queiroz, Sapiranga, Messejana, Jangurussu, Passaré, Mondubim, Bom Jardim, Granja Portugal, Granja Lisboa, Conjunto Ceará, Parangaba, Rodolfo Teófilo, Centro, Praia de Iracema, José Walter, Vila Peri e Vila Manoel Sátiro.
Leia também | Defesa Civil inicia operação de vistoria de imóveis no Centro de Fortaleza
Ordem de execução 1° grupo
1. Barra do Ceará
2. Pirambu e Álvaro Weyne
3. Meireles e Aldeota
4. Cidade 2000, Cocó e Papicu
5. Edson Queiroz e Sapiranga
6. Messejana
7. Jangurussu
8. Passaré
9. Mondubim
10. Bom Jardim, Granja Portugal e Granja Lisboa
11. Conjunto Ceará
12. Parangaba e Montese
Ordem de execução 2° grupo
13. Henrique Jorge e João XXIII
14. Parquelândia e Rodolfo Teófilo
15. Monte Castelo e São Gerardo
16. Presidente Kennedy e Padre Andrade
17. Centro e Praia de Iracema
18. Dionísio Torres, São João do Tauape e Joaquim Távora
19. Guararapes
20. Cidade dos Funcionários e Jardim das Oliveiras
21. José Walter
22. Montese e Vila União
23. Serrinha
24. Itaperi e Parque dois Irmãos
25. Vila Peri e Manoel Sátiro
26. Conjunto Esperança e Jardim Fluminense
27. Aracapé