

Relator da comissão protocolou nesta sexta pedidos de convocação de dez presidentes de instituições financeiras acusadas de irregularidades | Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil
29 de novembro de 2025 — A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS entra em uma nova etapa e passa a mirar irregularidades na concessão de créditos consignados a aposentados e pensionistas. Após investigar descontos associativos ilegais, a comissão volta suas atenções às instituições financeiras acusadas de práticas abusivas e fraudes envolvendo beneficiários do INSS.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O relator da CPMI, deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL), protocolou nesta sexta-feira (28) pedidos de convocação de dez presidentes de instituições financeiras apontadas por irregularidades. Entre os possíveis convocados está Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, que foi preso no último dia 18 pela Operação Compliance Zero e teve a soltura autorizada nesta sexta (28). Ele é investigado por fraude de R$ 12 bilhões envolvendo a venda de créditos falsos ao BRB.
Os requerimentos ainda precisam ser aprovados pelos membros da comissão.
O critério para seleção dos executivos foi o volume de reclamações registradas no Consumidor.gov.br e na Senacon, órgão do Ministério da Justiça.
O pedido de convocação de Eduardo Chedid, do PicPay, cita irregularidades no programa Meu INSS Vale+, que permitia a antecipação de até R$ 150 do benefício. O INSS suspendeu o programa após denúncias de cobrança de taxas indevidas.
Outra executiva citada é Leila Pereira, presidente da Crefisa e do Palmeiras. A instituição assumiu a folha de novos benefícios previdenciários após vencer um pregão em 2024, mas recebeu denúncias de falhas operacionais e práticas de venda casada, o que levou o INSS a suspender parte dos contratos.
O relator também solicitou ao ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho, o envio de relatórios e auditorias sobre empréstimos consignados. Pedido semelhante foi encaminhado ao presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, incluindo documentos da Auditoria-Geral relacionados às operações.
As investigações continuam e devem orientar novas ações de fiscalização e possíveis indiciamentos.
Leia também | TRF-1 manda soltar Daniel Vorcaro e demais investigados da Operação Compliance Zero
Tags: CPI do INSS, consignados, irregularidades financeiras, Daniel Vorcaro, Banco Master, Alfredo Gaspar, investigação no Congresso, empréstimos consignados, Crefisa, PicPay, Leila Pereira, Eduardo Chedid, INSS, Senacon, CGU, Operação Compliance Zero, fraudes financeiras, BRB, aposentados, pensionistas, abuso financeiro, venda casada, bancos, fintechs, crédito consignado, política, Congresso Nacional, segurança financeira, defesa do consumidor, irregularidades bancárias