logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Missão Espacial: Nasa enviará veículo para procurar água no polo sul da Lua em 2023
Missão Espacial Nasa enviará veículo para procurar água no polo sul da Lua em 2023
21/09/2021
Trânsito: Sete novas avenidas de Fortaleza terão velocidade máxima readequada para 50 Km/h
Trânsito Sete novas avenidas de Fortaleza terão velocidade máxima readequada para 50 Km/h
21/09/2021
Exibir tudo

Alerta IJF acolhe 86 vítimas de acidentes com cobras este ano. Em 3 anos, 5 pessoas morreram Núcleo de Assistência Toxicológica do IJF, em Fortaleza, é referência regional no atendimento de vítimas de animais peçonhentos

Alerta: Emergência do IJF acolhe 86 vítimas de acidentes com cobras este ano. Em 3 anos, 5 pessoas morreram

A picada da cobra jararaca (Bothrops) é mais recorrente, com 68 casos atendidos só este ano no hospital | Foto: Ascom IJF

Uma picada que causa dor, uma série de outros sintomas e, em alguns casos, sem o tratamento adequado, pode matar. Não são raros os casos de acidentes provocados por cobras, no Ceará. Somente este ano, 86 pacientes chegaram ao Instituto Dr. José Frota (IJF), no Centro de Fortaleza, após sofrerem picadas de cobras. A espécie mais comum é a jararaca (Bothrops), com 68 casos. Em 2020, ao todo, 144 vítimas foram hospitalizadas. Já em 2019, a Emergência somou 212 internações.

O Núcleo de Assistência Toxicológica do IJF, unidade da rede de emergência em saúde da Prefeitura de Prefeitura, é referência regional no socorro às vítimas de intoxicações agudas graves causadas, principalmente, por acidentes com animais peçonhentos. Os especialistas do Hospital alertam para os riscos do envenenamento por mordidas de cobra. Nos três últimos anos, o Hospital registrou cinco mortes decorrentes de intoxicações causadas por picadas de serpentes.

Observando as rotinas de atendimento, os trabalhadores das zonas rurais, nos sertões e nas serras, estão entre os que mais se expõem aos riscos de acidentes, já que estão mais próximos das áreas de proteção, caça e reprodução de cobras peçonhentas.

“A expansão das áreas de pasto e plantio, além das ocorrências de queimadas e desmatamentos, também forçam o deslocamento dos animais para perto das residências e regiões urbanizadas, tanto em busca de abrigo como de alimento, ampliando o risco de contato com humanos e as reações de defesa dessas espécies, que, geralmente, só acontecem quando elas sentem alguma ameaça”, explica a médica Polianna Lemos, chefe no Núcleo de Assistência Toxicológica do IJF.

Socorro

Além da dor e do inchaço no local da picada, as toxinas das serpentes podem causar sangramentos, manchas arroxeadas, diarréia, náusea, vômito, pressão baixa, urina escura, sonolência, visão turva, dor muscular e dor de cabeça. Dependendo da espécie, em poucas horas, o quadro pode evoluir para a necrose de tecidos, hemorragia, insuficiência renal, insuficiência respiratória e na eventual morte da vítima, caso ela não receba a assistência necessária. Por isso, o atendimento médico especializado deve ser procurado o mais rápido possível.

Polianna Lemos explica que “não existe nenhuma receita tradicional baseada em ervas curativas, unguentos, chás ou bebidas alcoólicas capaz de conter a ação das toxinas de uma serpente. Usar torniquete ou garrote, fazer cortes ou mesmo tentar sugar o veneno da ferida com a boca também não têm qualquer efeito positivo a ainda podem agravar a condição da vítima”.

A médica ainda reforça que o tempo perdido com a negação da gravidade da situação e a recusa para a procura de atendimento especializado, que poderia ser aproveitado no tratamento dos efeitos do envenenamento, só aumenta os riscos de agravamento do quadro clínico do paciente, resultando em sequelas permanentes ou mesmo em óbito.

Em caso de acidente, apenas lave o local com água e sabão e mantenha a vítima deitada e hidratada. Procure a unidade de saúde mais próxima para a administração do soro antiofídico, que é o medicamento usado para tratar picadas de serpentes, sendo produzido para cada espécie de cobra e distribuído gratuitamente para hospitais de vários municípios do Estado, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Matar animais silvestres é crime

Nunca tente matar ou pegar uma cobra. Não é incomum o relato de duas ou mais mordidas em uma mesma pessoa ou a ocorrência de mais vítimas durante o processo de tentativa de captura, que ainda é considerado crime ambiental, tendo em vista a sua importância para o ecossistema local, como o controle de ratos e demais roedores, que afetam as plantações e os estoques de alimentos, além de transmitir doenças.

Se possível, tente fazer uma foto do animal com a câmera do celular ou só observe as características dele, como cor, tamanho e desenhos na pele para a orientação da equipe de saúde que irá atender a vítima. Um grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) pode ser acionado para realizar a captura da serpente com segurança.

Equipamentos de proteção salvam vidas

A maioria dos acidentes com cobras pode ser evitada com o uso de calçados de cano alto (botas), principalmente em áreas de matas e próximas de fontes de água. O uso de luvas grossas também é indispensável ao manusear lenha, palhas de milho e feijão, folhas secas, tijolos e pedras, que servem de abrigo e proteção para esses animais, assim como tocas, buracos na terra e troncos ocos.

A presença de ratos atraídos pelo acumulo de lixo, entulho ou mesmo nos locais de armazenamento de sementes, rações e cereais também pode chamar a atenção das serpentes, que se alimentam deles. Por isso, a organização, a limpeza e o controle correto de roedores nos terrenos e áreas de armazenamento também são de grande importância para evitar a aproximação de animais peçonhentos.

Plantão 24 horas

O Núcleo de Assistência Toxicológica do IJF conta com uma equipe de especialistas para o atendimento aos pacientes em plantão 24 horas e, além da assistência hospitalar, esclarece dúvidas sobre primeiros socorros e compartilha informações tanto para a população como para profissionais da saúde de outras unidades por meio dos telefones (85) 3255-5050 / 5012 e 9 8439-7494 (WhatsApp).

Leia também | Fortaleza supera três milhões de doses de vacina contra a Covid-19 aplicadas

Compartilhar

Artigos Relacionados

Copa do Mundo: Brasil inicia jornada pelo hexa na Costa Leste dos EUA com estreia diante de Marrocos

A CBF trabalha para garantir que ao menos duas partidas ocorram à noite | Foto: reprodução/ESPN

06/12/2025

Copa do Mundo: Brasil inicia jornada pelo hexa na Costa Leste dos EUA com estreia diante de Marrocos Seleção Brasileira enfrenta Marrocos, Haiti e Escócia no Grupo C da Copa do Mundo de 2026; Ancelotti prevê confrontos difíceis


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Destinos Turísticos
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia Educação Esporte Estados Unidos evento Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Inscrições Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Pesquisa Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Projeto Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 05/12/2025

    Alteração Da Meta Fiscal Para Aliviar Correios - VN Comentado em Política: Congresso aprova texto-base da LDO 2026 com exceção de R$ 10 bilhões para estatais

  • 05/12/2025

    Mega-Sena 2947 acumula e prêmio vai a R$ 12 milhões, 5 de dezembro de 2025, Mega-Sena - Meus Conteúdos Comentado em Loteria: Mega-Sena acumula e prêmio principal sobe para R$ 12 milhões

  • 05/12/2025

    João Fonseca x Carlos Alcaraz e mais: programação do Miami Invitational, 5 de dezembro de 2025, João Fonseca - Meus Conteúdos Comentado em Digital: João Fonseca lidera buscas no Google Brasil e supera Trump após temporada histórica no tênis

  • 05/12/2025

    Brasileirão 2025: veja os resultados dessa semana pela 37ª rodada, 5 de dezembro de 2025, Brasileirão - Meus Conteúdos Comentado em Futebol: Brasileirão 2025: veja quais clubes chegam à 38ª rodada sem mais objetivos na competição

  • 05/12/2025

    news-1764931726941-1298 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Investigação: Operação Falso Mercúrio bloqueia até R$ 6 bilhões do crime organizado em São Paulo

  • 04/12/2025

    berita kampus Comentado em Tecnologia: Fortaleza se consolida como hub digital e recebe relógio atômico de césio no datacenter da Etice

Últimas Notícias

  • Copa do Mundo: Brasil inicia jornada pelo hexa na Costa Leste dos EUA com estreia diante de Marrocos0
    Copa do Mundo: Brasil inicia jornada pelo hexa na Costa Leste dos EUA com estreia diante de Marrocos Seleção Brasileira enfrenta Marrocos, Haiti e Escócia no Grupo C da Copa do Mundo de 2026; Ancelotti prevê confrontos difíceis
    06/12/2025
  • Futebol: Brasil é cabeça de chave do Grupo C da Copa do Mundo de 2026 e enfrentará Marrocos, Haiti e Escócia0
    Futebol: Brasil é cabeça de chave do Grupo C da Copa do Mundo de 2026 e enfrentará Marrocos, Haiti e Escócia Seleção brasileira busca o hexa e estreia contra Marrocos; veja análise completa dos adversários do Grupo C
    05/12/2025
  • Justiça: STF condena cinco PMs do Distrito Federal a 16 anos de prisão por omissão nos atos golpistas de 8 de janeiro0
    Justiça: STF condena cinco PMs do Distrito Federal a 16 anos de prisão por omissão nos atos golpistas de 8 de janeiro Decisão unânime da Primeira Turma reconhece falhas graves na contenção dos ataques aos Três Poderes
    05/12/2025
  • Internacional: Escândalo de apostas provoca onda de prisões e expõe crise no futebol turco0
    Internacional: Escândalo de apostas provoca onda de prisões e expõe crise no futebol turco Jogadores de grandes clubes, árbitros e dirigentes estão entre os detidos em operação que mira corrupção e manipulação de resultados
    05/12/2025
  • STF marca para fevereiro de 2026 o julgamento do caso Marielle Franco0
    Justiça: STF marca para fevereiro de 2026 o julgamento do caso Marielle Franco Primeira Turma analisará, nos dias 24 e 25 de fevereiro, processo que aponta mandantes e operadores do assassinato da vereadora e de Anderson Gomes
    05/12/2025
  • Fortaleza realiza “Futebol Delas Contra a Violência” para reforçar combate à violência contra as mulheres0
    Mobilização: Fortaleza realiza “Futebol Delas Contra a Violência” para reforçar combate à violência contra as mulheres Ação integra a campanha dos 21 Dias de Ativismo e reúne times femininos da Guarda Municipal e da Polícia Militar em partida simbólica no próximo dia 8
    05/12/2025
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas