O prefeito de Fortaleza, José Sarto participou, nesta quarta-feira (06/10), da 48ª ABAV Expo & Collab, a maior feira de turismo da América Latina. Sarto apresentou as ações da capital cearense na área do turismo e comemorou o recuo da pandemia com o avanço no número de vacinados contra a covid-19 na capital cearense, que tem permitido a retomada das atividades econômicas.
“Enquanto prefeito de Fortaleza, me sinto muito honrado em gerenciar o maior PIB do Nordeste. A Secretaria Municipal do Turismo tem feito um trabalho brilhante, fazendo de Fortaleza o destino mais procurado do Brasil, mesmo em pandemia, já que temos números crescentes”, declarou Sarto.
Fortaleza tem se destacado nos rankings de busca de viagem. Importante hub aéreo e destino de férias e de negócios, a cidade ficou em primeiro lugar entre os destinos mais procurados no Brasil em agosto deste ano, de acordo com pesquisa recente divulgada pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).
Sarto também destacou os atrativos turísticos da Capital, como o programa Fortaleza Rota do Sol, que inclui capitais vizinhas, o selo Pet Friendly, para estimular estabelecimentos a aceitarem animais de estimação, e o retorno do Observatório do Turismo de Fortaleza, com importantes ações para o setor. O prefeito também exaltou a beleza da orla de Fortaleza, lembrando o projeto Beira-Rio, atualmente em execução na Barra do Ceará, que será integrado ao Vila do Mar.
A Secretaria Municipal do Turismo (Setfor) participa da Feira da ABAV Expo com estande próprio, divulgando as ações e projetos lançados neste ano pela pasta, com a retomada gradual das atividades.
“Fortaleza é conhecida como a cidade dos grandes eventos corporativos, temos um dos maiores Centros de Eventos do Brasil. Esse turismo de feiras e congressos traz um turista de poder aquisitivo maior, deixando um ticket médio ainda maior dentro da nossa cidade. É motivo para parabenizar o prefeito José Sarto e o governador Camilo Santana por cuidarem da cidade, somos uma das cidades com maior índice de vacinação, e isso nos possibilitou fazer esse evento, é um dia importantíssimo para o turismo de Fortaleza”, enfatizou o secretário do Turismo, Alexandre Pereira.
Com o avanço da vacinação na capital cearense, Fortaleza vem retomando suas atividades e recebendo cada vez mais visitantes. Foi a responsabilidade na reabertura das atividades que possibilitou o lançamento de novos projetos e o reinício de outros, como no caso do Programa Praia Acessível. O projeto possibilita o banho de mar assistido a pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Realizado desde março de 2016, numa parceria da Prefeitura de Fortaleza com o Governo do Estado, o programa já atendeu a mais de 7 mil pessoas. Durante a pandemia, no entanto, teve que ser suspenso, sendo retomado no mês de agosto, após liberação desse tipo de atividade pelos decretos estadual e municipal.
Com foco na capacitação, a Setfor lançou em junho deste ano a Escola do Turismo de Fortaleza. A ideia é fornecer capacitações regulares aos integrantes da cadeia turística da capital cearense de forma gratuita, garantindo assim um atendimento mais qualificado ao visitante. A princípio com aulas online, a primeira turma contou com cerca de 240 guardas municipais que atuam nas torres de monitoramento da orla da cidade. Até o fim do ano, já tem um novo calendário de cursos e webinários em parceria com o Sebrae/CE, abordando temas como Mídias Digitais, Atendimento ao Cliente e Como Aumentar suas Vendas.
No mês de julho, foi lançado o Rota do Sol Nordeste, um projeto de integração entre várias cidades que visa fortalecer o turismo nas capitais. O primeiro trecho lançado, Fortaleza – Natal, envolve também as praias de Canoa Quebrada (CE) e Pipa (RN). O segundo trecho liga Fortaleza a São Luís, passando por Paracuru (CE), Jericoacoara (CE) e Tutóioa (MA).
Mais recentemente foi lançado o Projeto Fortaleza Pet Friendly, que visa estimular os estabelecimentos comerciais a receberem os animais de estimação de seus clientes e posicionar Fortaleza como a primeira cidade do Brasil com uma política pública estruturada para o segmento pet.
Outro projeto cujas atividades estiveram suspensas durante a pandemia e que retorna neste mês de outubro é o Observatório do Turismo de Fortaleza. Lançado pela Setfor em setembro de 2019, o Observatório realizou diversas pesquisas em Fortaleza entre o final de 2019 e o início de 2020, como a movimentação de turistas nos meses de dezembro/19 e de janeiro/20, o Réveillon 19/20 e o Ciclo Carnavalesco/20. Os levantamentos serão retomados durante a realização da ABAV Expo & Collab.
Ainda neste ano, a Setfor contará com recursos da CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) para investimento na promoção da cidade como destino de viagem, seja de férias ou a trabalho. “Além de promover a cidade em feiras nacionais e internacionais, com o sentido de trazer turistas para Fortaleza, esse recurso pode ser utilizado na promoção de eventos, como fampress e famtour, que também fortalecem o destino e o setor”, explica Alexandre Pereira.
O investimento em rotas temáticas, com foco no turismo de experiências, também está no rol de lançamentos futuros da Setfor. São roteiros como o da Cachaça, de experiências gastronômicas e náuticas, estimulando o turista a viver Fortaleza para além do turismo tradicional.
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