O pianista Paulo Rodrigo lançou na terça-feira (28/12) o clipe Redenção. É o sexto da série Orgulho de Ser Cearense. O músico já visitou outros cinco municípios cearenses com a proposta de mostrar ao público lugares inusitados por meio de um clipe musical que tem trilha composta especialmente para projeto.
Redenção fica a 55 km de distância de Fortaleza e faz parte do Polo Turístico Serra de Guaramiranga. O município recebe esse nome por ter sido a primeira cidade brasileira a libertar todos os escravos, em 1º de janeiro do 1883, cinco anos antes da abolição da escravatura no Brasil. Naquele dia, os abolicionistas Liberato Barroso, Antônio Tibúrcio, Justiniano de Serpa, José do Patrocínio e João Cordeiro foram a então Vila Acarape para assistir a alforria de 116 escravos do lugarejo. O ato foi realizado em frente à igreja matriz e a partir de então não haveria mais escravos na vila, que passou a se chamar Redenção.
Aliás, a Igreja de Nossa Senhora da Imaculada, concluída em agosto de 1868, em estilo romântico, foi um dos lugares visitados pelo pianista Paulo Rodrigo para captar imagens para compor o clipe. A igreja, localizado na Praça da Matriz, no Centro de Redenção, é bastante visitada pelos turistas, assim como as fazendas onde viveram os escravos.
A Fazenda Gurguri Senzala possui estrutura com paredes grossas, janelas e portas largas. Na antiga construção, encontram-se galpões, capela, quartos, ruínas de engenho e uma senzala com um pau, onde escravos eram punidos. Localizado na Serra do Gurguri, a 18km da sede do município.
Paulo também foi ao Sítio Livramento Senzala Negro Liberto. Construído em 1873, o sítio tem preservados o engenho, a casa grande e a senzala. Atualmente, lá funciona a fábrica de cachaça Douradinha, que mantém preservada a estrutura colonial histórica. O local é aberto à visitação de segunda a segunda e fica localizado na avenida da Abolição.
Outro lugar de captação de imagens foi p Monumento Negra Nua, construído na metade do século passado e concreto e revestido com pastilhas de azulejo. O monumento fica localizado na entrada da cidade, na avenida da Abolição, em frente ao prédio da Prefeitura Municipal.
Ainda para homenagear o movimento abolicionista, a cidade tem a Praça da Liberdade, onde existe um Obelisco construído em concreto, pontiagudo e quadrangular, alusivo a um pelourinho. A Praça da Liberdade também no centro da cidade de Redenção.
“É indescritível poder visitar esses lugares e poder mostrar, por meio da minha música e das imagens captadas durante as gravações, cenários lindos e que são pouco conhecidos até mesmo de moradores do próprio município de Redenção. A ideia do Projeto Orgulho de Ser Cearense é estimular as pessoas do município ou de qualquer lugar do mundo a vir ao Ceará e conhecer um pouco da nossa história, da nossa cultura. Esse é o legado que pretendo deixar”, ressalta o pianista.
Leia também | Morro de São Paulo, um paraíso na Bahia
Como em todo o Projeto Orgulho de Ser Cearense até aqui, há sempre um pouco de aventura. Um dos maiores desafios foi chegar até a parede do Açude Acarape do Meio. A Represa do Rio Pacoti, que serviu para abastecer a capital de Fortaleza, durante muitos anos fica localizada no Distrito de Barra Nova, a 18 Km da sede de Redenção.
Outro lugar que merece ser conhecido pelos visitantes é a Cachoeira Paracopeba. Com 12m de altura, 25m de largura e profundidade de até 3m, é um “monumento” natural. O local com árvores de grande, médio e pequeno porte, possui excelentes trilhas e em cima da cachoeira há um barzinho. A cachoeira fica localizada na Estrada da Barra Nova, a 8km da sede.
Paulo Rodrigo também destaca no clipe Redenção a Serra do Cruzeiro, no Monte das Graças. É um cartão postal do município, com uma escadaria de 720 degraus, que conduz a um grande crucifixo e à imagem de Nossa Senhora das Graças.
“São lugares pouco conhecidos, mas lindíssimos e que merecem ser explorados por quem muitas vezes passa em direção à Guaramiranga e não têm, muitas vezes, a ideia da rica cultura e história que existe aqui em Redenção. Estou muito orgulhoso, parafraseando o nome do projeto, de ter vivido essa experiência e de poder levar um pouco dessa história para o público que acompanha o meu trabalho”, relata o pianista.
O clipe Redenção foi lançado no dia do aniversário do município e já está disponível no canal de Paulo Rodrigo, no YouTube, que você pode acessar clicando no link abaixo:
As reportagens do Projeto Orgulho de Ser Cearense você confere aqui no Portal Terra da Luz. Confira nos links:
>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ<<<<<
Leia também | Ceará recebe de 9 a 19/12 a 13ª Bienal Internacional de Dança com apresentações gratuitas
Leia também | Cidade na Suécia oferece um roteiro pra quem gosta de progresso e história medieval