

Vina comemorou o único gol da partida marcado aos 48 minutos do primeiro tempo, após cobrança de falta ensaiada | Foto: Kid Júnior/SVM
O jogo entre Ceará e Avaí, na noite desta terça-feira (19/07), na Arena Castelão, abriu a 18ª rodada da Série A do Campeonato. E demorou a começar. Exatos 47 minutos. Tempo que a quantidade mínima de refletores do estádio acendeu e deu ao árbitro da partida, Caio Max (RN), a segurança necessária para iniciar o duelo.
Depois do apito inicial, os jogadores demoraram a entrar no clima da partida. O único gol saiu nos acréscimos do primeiro tempo: Vina, ao 48 minutos, após cobrança de falta ensaiada, recebeu a bola rolada por Bruno Pacheco, e acertou um belo chute no ângulo para fazer 1 a 0 para o Vovô.
Foi o último lance da partida e na volta do intervalo, o Avaí subiu a marcação para pressionar pelo gol de empate. No lance de maior perigo, Vitinho, de cabeça, acertou a trave do goleiro João Ricardo, aos 27 minutos do segundo tempo.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O Ceará conseguiu segurar o resultado, que garantiu a segunda vitória seguida como mandante, uma invencibilidade de 7 partidas no Brasileirão e um salto na classificação. O alvinegro chegou a 24 pontos e entrou no G-10, na primeira página da tabela da Série A.
Já o Avaí caiu para a 13ª colocação, com 21 pontos. Avaí e Ceará ainda podem ser ultrapassados até a conclusão da rodada, na próxima quinta-feira (21/07)
Na próxima rodada, a 19ª, última do 1º Turno, o Ceará enfrenta o Juventude, no domingo (24/07), às 16 horas, no estádio Alfredo Jaconi. No mesmo dia, mas às 11h, o Avaí recebe o Flamengo, na Ressacada.
O apagão nos refletores do Castelão não apenas atrasou o início do espetáculo em 47 minutos. Ele expõe um problema grave na instalação elétrica do principal estádio cearense. O vexame ocorreu dias depois de outro apagão que fez o árbitro da partida entre Fortaleza e Palmeiras encerrar o jogo de forma antecipada por falta de segurança.
Nesta terça-feira, a falha na iluminação começou 20 minutos antes do início da partida. A Assessoria de Comunicação da Enel informou que não houve nenhuma falha no fornecimento da energia por parte da companhia.
O governo do Estado chegou a anunciar a contratação de novos geradores para suprir a necessidade de energia, no caso de uma nova falha. O remédio apresentado durou pouco tempo. O Ministério Público tem acompanhado de perto o problema e, certamente, vai cobrar um plano de contingência para evitar novos vexames em jogos importantes que Ceará e Fortaleza tem para disputar em 2022. A Série A ainda está chegando na metade da competição. O Ceará segue invicto na Copa Sulamericana com confronto definido contra o São Paulo. Já o Fortaleza enfrentará o Fluminense nas quartas de final da Copa do Brasil. Os dois times garantias para a realização das partidas. Os torcedores precisam de segurança para permanecer no estádio e a falta de iluminação, como já foi visto, é capaz de produzir cenas lamentáveis de roubos e violência nas dependência do estádio.
Leia também | Petrobras reduz preço da gasolina em R$ 0,20 por litro nas refinarias