

Para facilitar o pagamento, a concessionária instalará 25 totens em postos de combustíveis, restaurantes e unidades do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAUs) ao longo do trecho entre Caeté e Governador Valadares | Foto: Nova381/Divulgação
27 de setembro de 2025 – A BR-381, em Minas Gerais, dá início neste sábado (27) à cobrança de pedágio 100% eletrônico no modelo free flow (livre passagem). Os dois primeiros pórticos entram em funcionamento nas cidades de Caeté (km 411,850) e João Monlevade (km 345,270).
A tecnologia permite que a cobrança seja feita de forma automática, sem a necessidade de cabines, operadores ou paradas. Câmeras e sensores instalados nos pórticos identificam a placa dos veículos, registrando o valor devido.
Desde fevereiro, a Nova 381 é responsável pela concessão da rodovia. O contrato prevê R$ 9,3 bilhões em investimentos, fundamentais para o escoamento de produtos agrícolas, pecuários, industriais e da mineração.
Nos primeiros seis meses de concessão, já foram aplicados R$ 319,7 milhões em melhorias de infraestrutura e serviços, tornando a BR-381 a primeira rodovia federal concedida a adotar pedágio eletrônico em 100% das operações.
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Para facilitar o pagamento, a concessionária instalará 25 totens em postos de combustíveis, restaurantes e unidades do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAUs) ao longo do trecho entre Caeté e Governador Valadares.
O motorista poderá consultar pendências pelo número da placa e pagar via cartão ou Pix. Além disso, será possível quitar valores diretamente pelo aplicativo da concessionária.
Veículos oficiais, ambulâncias, diplomáticos e motocicletas estão isentos de pagamento, conforme contrato de concessão.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) explicou que a União assumirá 90% dos riscos de evasão, enquanto a concessionária arcará com os outros 10%.
Além da BR-381, o sistema free flow já funciona em rodovias como a BR-101 (Rio-Santos) e estradas estaduais no Rio Grande do Sul e em São Paulo. Até 2032, o governo paulista prevê a instalação de 58 pontos de cobrança sem cancelas em diferentes rodovias, incluindo o Rodoanel e a Rodovia Raposo Tavares.
Segundo a ANTT, a tecnologia traz mais fluidez ao tráfego, reduz congestionamentos e contribui para uma mobilidade rodoviária mais sustentável e eficiente.
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Tags: pedágio eletrônico, BR-381, free flow, Nova 381, ANTT, Belo Horizonte, Governador Valadares, rodovias federais, concessão de rodovias, transporte rodoviário