

Reforma tributária vai mudar a forma como os impostos são arrecadados no Brasil | Foto: Reprodução/TV Globo
30 de setembro de 2025 — O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (30) a segunda etapa de regulamentação da reforma tributária, que redefine a forma como os impostos serão cobrados no Brasil. O texto ainda precisa passar por nova votação na Câmara dos Deputados antes de ser sancionado.
O projeto trata da divisão da arrecadação do futuro Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) entre estados e municípios, estabelece isenções para determinadas categorias e define as regras de transição até a plena adoção do novo sistema em 2033.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Entre os principais pontos do texto aprovado estão:
A reforma tributária, que já teve sua primeira parte aprovada, prevê a substituição de cinco tributos (ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins) por dois: IBS (estadual e municipal) e CBS (federal).
A transição ocorrerá de forma gradual:
A expectativa do governo é que o novo sistema reduza a complexidade tributária, aumente a transparência e estimule o crescimento econômico.
Leia também | Aeroporto Santos Dumont é reaberto após vazamento de óleo e terá funcionamento estendido nesta terça
Tags: reforma tributária, Senado Federal, Câmara dos Deputados, IBS, CBS, ICMS, ISS, impostos no Brasil, Eduardo Braga, sistema tributário, economia, arrecadação, isenção de impostos, PCD, caminhoneiros, taxistas, bebidas açucaradas, imposto do pecado