

Presidente anuncia pacote de medidas para apoiar exportadores brasileiros | Foto: José Cruz/Agência Brasil
13 de agosto de 2025 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou, nesta quarta-feira (13), em Brasília, que a soberania brasileira é intocável e não deve ser alvo de interferências externas. A declaração foi feita durante a assinatura da Medida Provisória Brasil Soberano, que prevê apoio financeiro e logístico a exportadores brasileiros afetados pelo aumento das tarifas dos Estados Unidos.
Lula ressaltou que o governo está empenhado em minimizar os impactos econômicos e manter o Brasil competitivo no cenário internacional.
“A única coisa que nós precisamos exigir é que a nossa soberania é intocável. Ninguém deve dar palpite nas coisas que nós temos que fazer. Vamos fazer tudo ao nosso alcance para minimizar o problema que nos foi causado”, afirmou o presidente.
O chefe do Executivo reforçou que seguirá buscando negociação com os Estados Unidos para evitar prejuízos maiores. “Nós gostamos de negociar e não queremos conflito. Não quero conflito nem com o Uruguai, nem com a Venezuela, muito menos com os Estados Unidos”, disse Lula.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Durante o evento, o presidente destacou que o país precisa diversificar suas parcerias comerciais. Segundo ele, a abertura para novos mercados é fundamental para compensar as perdas com as restrições impostas pelos norte-americanos.
Lula citou, inclusive, uma conversa recente com o presidente da China, Xi Jinping, e revelou que 500 empresários brasileiros irão à Índia, em janeiro, para discutir novos negócios, especialmente no setor de fármacos.
“Se os Estados Unidos não querem comprar, vamos vender para outros países. Em vez de chorar pelo que perdemos, vamos buscar novas oportunidades. O mundo é grande e está ávido para negociar com o Brasil”, enfatizou.
Para o presidente, o Brasil deve reforçar sua imagem de parceiro comercial confiável, mantendo o diálogo aberto e evitando conflitos diplomáticos.
Leia também | Brasil Antenado leva nova parabólica digital para mais de 20 mil famílias no Ceará
Tags: Lula, soberania brasileira, exportadores brasileiros, tarifas dos Estados Unidos, novos mercados, comércio exterior, economia brasileira, negociações internacionais, Índia, China, fármacos, medidas de apoio, Brasil Soberano