

Grupo de trabalho vai avaliar impacto e estratégias de resposta | Foto: reprodução
10 de julho de 2025 — O governo brasileiro avalia medidas de retaliação após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras, em carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A nova taxa entrará em vigor em 1º de agosto, e a reação do Brasil já está em curso.
O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), afirmou que será criado um grupo de trabalho para estudar a retaliação e buscar novos mercados que possam compensar as perdas causadas pela taxação. “Vamos criar um grupo de trabalho”, disse o ministro nesta quarta-feira (9).
Paralelamente, o governo brasileiro manterá os canais diplomáticos abertos com os EUA até a entrada em vigor da tarifa, tentando negociar sua reversão.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
No documento, Trump justificou a tarifa com base em supostos ataques do Brasil à liberdade de expressão, criticando decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) que, segundo ele, impuseram censura a plataformas de mídia social americanas. O republicano também classificou o julgamento de Jair Bolsonaro (PL) como uma “vergonha internacional”.
Apesar das alegações, dados do governo brasileiro indicam que, desde 2009, o Brasil importa mais dos EUA do que exporta, gerando superávit para os americanos.
A reação oficial do Brasil foi imediata. O Itamaraty considerou a carta ofensiva e a devolveu à embaixada dos EUA como forma de protesto simbólico. A embaixadora brasileira Maria Luisa Escorel classificou o conteúdo como “inaceitável”.
O presidente Lula, por sua vez, declarou que “o Brasil não aceitará ser tutelado por ninguém” e que adotará medidas com base na Lei da Reciprocidade Econômica, que permite retaliações como:
Lula também reiterou que o julgamento dos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 é atribuição exclusiva da Justiça brasileira.
Leia também | Trump impõe tarifas a 14 países e ameaça membros do Brics com nova rodada de sanções comerciais
Tags: Donald Trump, tarifa 50 por cento Brasil, exportações brasileiras, Rui Costa, Lula, Casa Civil, STF, Bolsonaro, Itamaraty, Lei da Reciprocidade Econômica, guerra comercial Brasil EUA, política internacional, carta de Trump, comércio exterior