

A ordem do dia de votações foi lida no Plenário 13 de Maio | Foto: José Leomar / Alece
06 de agosto de 2025 – A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) aprovou, na manhã desta quarta-feira, um pacote de medidas emergenciais para amenizar os impactos das tarifas de 50% impostas pelo governo dos Estados Unidos aos produtos brasileiros. O projeto, de autoria do Poder Executivo, visa proteger a economia do estado e preservar empregos.
O principal destaque da sessão foi a aprovação do Projeto de Lei nº 56/2025, que propõe uma série de ações econômicas voltadas para empresas exportadoras cearenses afetadas pelo aumento tarifário. Entre as medidas estão:
A proposta foi aprovada com três emendas, apresentadas pelos deputados Renato Roseno (Psol), Salmito (PSB) e Cláudio Pinho (PDT).
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), ressaltou a importância da iniciativa enviada pelo governador Elmano de Freitas. Para Aldigueri, o pacote representa uma ação estratégica essencial em defesa da economia e dos empregos no estado.
“Destaco a rapidez da iniciativa do governador e da Casa em aprovar essa medida necessária para salvar os empregos dos nossos irmãos e irmãs cearenses”, afirmou.
Na sessão de terça-feira (05), os parlamentares também aprovaram, por 31 votos favoráveis, um manifesto em defesa da economia do Ceará, em resposta à política tarifária do governo norte-americano.
Além do pacote emergencial, os deputados aprovaram outros oito projetos, sendo quatro do Executivo e quatro de autoria parlamentar:
Entre os projetos de parlamentares estão:
Leia também | Haddad entrega plano de resposta ao tarifaço dos EUA para Lula nesta quarta-feira
Tags: Alece, economia cearense, tarifas dos EUA, CNH Popular, exportações, Elmano de Freitas, Romeu Aldigueri, Assembleia Legislativa do Ceará, FDI Ceará, subvenções econômicas, ICMS, Fundo de Defesa do Consumidor, Rota Turística da Tilápia